Biodiversidade em cordel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO – 2010
Cursista: Maria Helena Gomes Martins

DISCIPLINA: CORDEL

1.TEMA

BIODIVERSIDADE EM CORDEL

2.OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA.

DEFININDO BIODIVERSIDADE
Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos,ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.
Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funçõesecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hábitats e ecossistemas formados pelos organismos.
A Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitatividade) dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (betadiversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Ela inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes.

JUSTIFICATIVA
Como educadores devemos despertar nos estudantes o amor à natureza, devemos ensina-los a cuidar por amor e não por medo.
À medida que os estudantes passam a entender o funcionamento dos ecossistemas,fica mais fácil compreender a importância das interações na manutenção da vida podemos também trabalhar atitudes construtivas tais como: valorizar e cultivar atitudes de proteção e conservação dos ecossistemas brasileiros e sua biodiversidade; defender as medidas de proteção ambiental; valorizar e respeitar as formas de vida e o seu papel nos ambientes naturais.
Ao se apropriarem de conceitoscientíficos o aluno aprende a pensar cientificamente, assumindo uma postura crítica da sua relação com a natureza, contribuindo na construção e na consolidação da cidadania.
O cordel é uma espécie de poesia impressa em xilogravura inspirada na literatura francesa, chegou ao Brasil na metade do século XIX através dos portugueses, tornando-se popular no Nordeste, e compartilha a mesma ideologia evalores de seu público. Em algumas regiões como o Ceará, retratam fatos da vida cotidiana da região. São folhetos de baixo custo, acessíveis a todos, que são recitados e acompanhados de violas em praças e logradouros públicos. Seus principais poetas foram: Leandro Gomes de Barros, na Paraíba (de 1865 a 1918), publicou mais de 1000 folhetos; Homero do Rego Barros; Antônio Gonçalves da Silva -Patativa do Assaré; Luís da Câmara Cascudo (Vaqueiros Cantadores e Cinco Livros do Povo); Cego Aderaldo (Filho do Crato).
Na literatura cordelista, assim como na literatura oral, fazem parte contos, mitos e provérbios, é uma poesia narrativa, popular e impressa. Portanto ensinar biodiversidade através do cordel é valorizar as experiências de vida de cada um, é valorizar a cultura popular e por seratravés da música desperta o interesse do aluno.
Através da literatura de cordel o aluno pode expressar sua criatividade e seus sentimentos, os versos do cordel conta de maneira simples a vida de cada um, o amor, a liberdade, a natureza, o folclore, a política, religião, enfim, todas as manifestações importantes na vida de um povo e da nação em prosa e verso.
A literatura de cordel é exatamenteisso – cultura popular. Os versos estão sempre relatando acontecimentos, fatos políticos, artísticos, lendários, folclóricos ou pitorescos da vida como ela realmente é. Sua produção é simples como o povo; não requer tanto "estilísmo" ou "formalidades"; sua abrangência alcança todos as classes sociais. Assim, o que falta é o reconhecimento e a valorização. Ao propor este trabalho para os alunos...
tracking img