As trigemeas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA


ZACARIAS DA SILVA OLIVEIRA





CONTOS FANTÁSTICOS DAS TRIGÊMEAS












Frederico Westphalen
2011


ZACARIAS DA SILVA OLIVEIRA








CONTOS FANTÁSTICOS DAS TRIGÊMEAS








Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Prof.Frederico Westphalen
2011

1-Apresentação:
Contos fantásticos das trigêmeas, do autor Robinson Crusoé, relatam a história das Trigêmeas que foram mandadas para uma ilha e os nativos “Índios” pegaram elas e Robinson Crusoé, que as salvou das garras dos nativos brincalhões, esses nativos faziam cócegas para que as pessoas dessem risada sem parar . Um deles, chamado Sexta-feira se disfarçou deamiga deles, sem saber que era a Bruxa Onilda, eles receberam em seu acampamento. Robinson e as meninas queriam sair da ilha em uma canoa que construíram. A Bruxa tentou atrapalhar seus planos enlambuzando a canoa com mel para que as formigas cortassem a canoa e foi o que aconteceu então ele fizeram três pranchas e tomaram a canoa dos nativos. A bruxa não conseguiu atrapalhar os planos dastrigêmeas e Robinson. As Trigêmeas venceram a bruxa com a força das fadas que existia dentro delas e ajudaram Robinson a voltar pra casa.
CONTOS FANTÁSTICOS DAS TRIGÊMEAS, a razão desta história é para que as crianças desde cedo entendam que podemos ser iguais e ao mesmo tempo diferentes. Que a nossa vida é como um conto. Precisamos acreditar que existem as fadas, as bruxas e o verdadeiro sentido da vidae de nosso aprendizado se constrói com a fada que existe dentro de cada um de nós.
Observando que a historia da leitura esta presente em todos os momentos e que a leitura está precedida da leitura de mundo, não podemos nos limitar que sabemos ler e escrever quando apenas decodificamos as letras e lemos as palavras. No texto e no contexto de mundo ,gostamos de ler porque nos divertimos, sonhamos,viajamos, navegamos por oceanos que jamais conheceríamos, conhecemos histórias reais e de fábulas, compreendemos, números, entendemos que Deus existe porque eu existo, faço deliciosos doces, sinto alegria e felicidade. Ler é na verdade realmente viver.
Partindo desta realidade, não se pode ver um educador sem a ampla preocupação em motivar, seu educando, sua escola, seus colegas e a si própriopara a leitura e a contação de História, pois é isso que faz com que tenhamos bons leitores, que saibam dialogar, opinar cidadãos críticos e sociais.


ENSINO DA LINGUAGEM E ORAL ESCRITA
ENSINO E ALFABETIZAÇÃO I
RELATO DA PRATICA PEDAGÓGICA
Relatei esta história, com as crianças da escolinha dominical da seguinte maneira: no primeiro momento coloquei as 10 crianças sentadas no chão, encima deum tapete e no meio de nós coloquei um urso dormir dizendo a elas que ele só acordaria após eu ter contado a história. As crianças deram um nome Pompom.
“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça que, entre um mistério e um segredo põe idéias na cabeça”. (MARIA DINORAH)
Com a palavra o homem se faz homem. A consciência do mundo e a consciência de si crescem juntas e em razão diretacom a outra, uma comprometida com a outra. Então, o mundo da consciência e da leitura não é criação, mas sim, elaboração humana. Esse mundo não se constitui na contemplação, mas no trabalho e na leitura do que fazemos. “O homem humaniza-se expressando, dizendo o seu mundo. Aí começa a História e a cultura.” (FREIRE. 1998 p.13).
Então tirei o livro de dentro de uma caixa e liguei um rádio com sommusical bem baixinho. Perguntei a elas se sabiam o que eram gêmeos e então cada uma deu sua opinião inclusive Guilherme se manifestou que tem dois irmãos gêmeos que se chamam Mateus e Marcos e fui tirando de dentro da caixa imagens de índios e expliquei por que eles eram chamados de nativos. Genilso perguntou se eram bugres então expliquei que índios não gostavam de ser chamados de “bugres” é...
tracking img