As tres escolas da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
CURSO: PSICOLOGIA PERÍODO: 1º
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA
PROFESSORA: ESTHER
ALUNOS:; Junia Gracielle; DATA: 03/04/13

PRIMEIRAS ESCOLAS / ABORDAGENSTEÓRICAS DA PSICOLOGIA

A história da construção da psicologia está ligada, em cada momento histórico, ás exigências de conhecimento da humanidade, às áreas do conhecimento humano e aos novos desafioscolocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.

Citaremos neste contexto alguns autores influentes dessas escolas; no EstrutarilismoE.BTitchener, no Funcionalismo William Jones, da Universidade de Harvard, J.R Angell e Joln Dewey, da de Chicago, e J.MCK, Cottel, E.L. Thordike e R.s. Wood Worth, da de Colúmbia e por fim no doAssociacionismo com Edward L. Thorndike.

As definições da Psicologia para as primeiras escolas se deram da seguinte forma. – Para o Estruturalismo a psicologia como Ciência da consciência ou da mente,estudado também por estruturas do SNC (Sistema Nervoso Central) – No Funcionalismo é definida como adaptação dos seres humanos ao meio ambiente (a função da consciência é guiar-nos aos fins necessários paranossa sobrevivência). - No Associacionismo a psicologia, se define pela teoria da Aprendizagem e pela lei do Efeito que tem grande aplicabilidade na psicologia comportamental.

O objeto de estudo navisão Estruturalista era a estrutura consciente da mente e do comportamento sobre todas as sensações, já para o Funcionalismo se dá a partir dos processos conscientes e no Associacionismo pelaAprendizagem.

Um dos métodos usados tanto no Estruturalismo quanto no Funcionalismo era a Introspecção, e no Associacionismo a lei do Efeito, segundo esta lei, só através de si mesmo o indivíduo iráassociar as idéias e chegar a um aprendizado.

Assim, compreendemos a contribuição da Psicologia a partir do Estruturalismo que possibilitou, o estudo da consciência como estrutura do SNC. O Funcionalismo...
tracking img