As testemunhas de jeova e a saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“A comunidade mundial possui uma fonte de vida em comum: o sangue. Ele é a força de vida em cada pessoa, não importa cor, raça ou religião.” — Presidente da Assembléia Geral das Nações Unidas.
SEM DÚVIDA alguma, essas palavras contêm certa medida de verdade. O sangue é essencial para a vida de todos os humanos. É um recurso valioso. No entanto, você tem certeza de que é seguro e sensato quehumanos usem esse fluido para fins medicinais?
Conforme já vimos, os padrões de segurança no mundo inteiro variam muito e os tratamentos com sangue são mais arriscados do que muitos pensam. Além disso, existem grandes diferenças no modo como os médicos usam o sangue, por causa de sua formação, perícia e ponto de vista. Apesar dessas diferenças, muitos são cada vez mais cautelosos em aplicartransfusões de sangue. Um número crescente e significativo de médicos está preferindo tratamentos que não envolvam o uso de sangue.
Isso nos leva de volta à pergunta feita no início do primeiro artigo desta série. O que faz o sangue ser tão valioso? Visto que o uso do sangue na medicina é cada vez mais questionado, será que ele cumpre algum outro objetivo?
O Criador e o sangue
Nos dias de Noé,antepassado de toda a humanidade, Deus estabeleceu uma lei digna de nota. Embora tenha concedido aos humanos o direito de comer a carne de animais, ele proibiu o consumo do sangue. (Gênesis 9:4) Ele também explicou os seus motivos ao se referir ao sangue como sendo a alma, ou vida, do animal. Mais tarde, ele disse: “A alma [ou vida] . . . está no sangue.” Aos olhos do Criador, o sangue é sagrado. Representao precioso dom da vida que cada alma vivente possui. Deus repetiu esse princípio vez após vez. — Levítico 3:17; 17:10, 11, 14; Deuteronômio 12:16, 23.
Pouco depois de o cristianismo ter sido fundado, há cerca de 2 mil anos, os cristãos receberam a ordem divina de ‘abster-se de sangue’. Essa proibição não se baseava em questões de saúde, mas sim na santidade do sangue. (Atos 15:19, 20, 29) Algunsargumentam que essa restrição dada por Deus só se aplica a comer sangue, mas a expressão “abster-se” fala por si mesma. Se um médico dissesse para nos abstermos de bebidas alcoólicas, dificilmente tomaríamos a liberdade de injetá-las na veia.
A Bíblia apresenta outros motivos pelos quais o sangue é tão sagrado. O sangue derramado de Jesus Cristo, que representa a vida humana que ele deu em prolda humanidade, é fundamental para a esperança dos cristãos. Seu sangue é a base para o perdão de pecados e para a esperança de vida eterna. Quando um cristão se abstém de sangue, ele está, na verdade, expressando sua fé em que apenas o sangue derramado de Jesus Cristo pode realmente redimi-lo e salvar a sua vida. — Efésios 1:7.
As Testemunhas de Jeová são bem conhecidas por tomarem a peito essasordens bíblicas. Elas rejeitam todas as transfusões de sangue total ou dos quatro componentes primários do sangue — glóbulos vermelhos, plasma, glóbulos brancos e plaquetas. Quanto às várias frações derivadas desses quatro componentes, e produtos que contenham tais frações, a Bíblia não faz nenhum comentário. Por isso, cada Testemunha de Jeová toma sua decisão pessoal sobre esses assuntos. Seráque essa posição baseada na Bíblia significa que as Testemunhas de Jeová rejeitam tratamentos médicos ou que não se preocupam com sua saúde e com sua vida? De forma alguma! — Veja o quadro “As Testemunhas de Jeová e a saúde”.
Nos últimos anos, muitos médicos têm reconhecido que, em questões de saúde, as Testemunhas de Jeová se beneficiam por aderir ao padrão bíblico. Por exemplo, um neurocirurgiãorecentemente declarou ser a favor da escolha de alternativas às transfusões. Ele disse: “Sem sombra de dúvida, é a coisa mais segura a fazer, não apenas para as Testemunhas de Jeová, mas para todos.”
Decisões sérias sobre saúde podem ser muito estressantes e muitas vezes são difíceis de tomar. A respeito da prática comum de transfundir sangue, note o que o pneumologista e diretor médico Dr....
tracking img