As quatro formas de conhecer o mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Quatro Formas de Conhecer o Mundo
“O significado da vida é a mais urgente das questões. “(Albert Camus)
Desde sempre que o ser humano teve a ambição de compreender o mundo que o rodeia e de responder a questões essenciais sobre esse mesmo. Tais questões resumem-se a “Quem somos?”, “De onde vimos?”, “Para onde vamos?”, as três interrogações de Paul Gaugin, um pintor francês dopós-impressionismo.
Na sua obra De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? elaborada em 1897, Paul Gaugin retratou a evolução do Homem.
Da direita para a esquerda visualizamos um bebé juntamente com três jovens, quase no centro encontramos duas mulheres falando, possivelmente, sobre o futuro e um ser desnorteado. No centro vemos um ser recolhendo um fruto, entendido possivelmente como o “fruto daexperiência”. Na parte final (esquerda) encontra-se um ser envelhecido que, lentamente, prepara-se para a morte.

FIG. 2- De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?

Existem, sinteticamente, quatro formas de “ler” o mundo que nos rodeia e o ser humano: através do senso comum, da ciência, da filosofia e da religião.
O senso comum é o tipo de conhecimento que se adquire como resultado dasexperiências em sociedade relacionadas com as normas, tradições, costumes e ética, sendo, assim, esse conhecimento ditado pelas circunstâncias, pelos valores, pela época em que se vive e emoções, não necessitando de testes ou comprovações científicas. Sendo que o senso comum provém da experiência social e não científica, torna-se um tipo de saber subjectivo e um pouco ingénuo uma vez que não questiona nempondera outras respostas ao problema em questão.
A ciência, ao contrário do senso comum, é objectiva e baseia-se em experiência científica rigorosa sendo por isso um conhecimento seguro e independente aos valores e épocas em que se vive. Por outras palavras, a ciência é uma tentativa de aproximação à verdade e uma tentativa de explicar a realidade.
A filosofia, muito resumidamente,caracteriza-se pela grande importância que deposita na dúvida e na necessidade de questionar bem como na necessidade de compreender a origem do ser humano e de tudo o que o rodeia.
A religião, tal como a filosofia, a ciência e o senso comum, esta preocupada em responder a questões tais como “qual a origem da vida?”, contudo segue um caminho teológico. Tenta responder a todas as questões de forma a elevar aimportância de “Deus”, entrando, por vezes, em conflito com as teorias científicas que respondem às mesmas questões mas baseando-se em factos que podem ser comprovados cientificamente, ao contrário das teorias teológicas.
Assim, embora estas quatro formas de interpretar o mundo tenham, praticamente, os mesmos objectivos, por vezes a sua relação é de conflito, especialmente em relação à ciênciae a religião.

Oposição entre a Ciência e a Religião

Como referimos anteriormente, nem sempre a relação entre a ciência e a religião é pacífica no que diz respeito a verdade e à realidade uma vez que os defensores de uma julgam a outra, suscitando uma questão: será a religião um entrave ao desenvolvimento da ciência?
Se recuarmos aos séculos XVI e XVII, provavelmente os séculos maisagitados da nossa história, deparamo-nos com o caso de Galileu Galilei.
Galileu Galilei teve um importante papel no início da Revolução científica, esta que passou a reconhecer a ciência como um conhecimento certo, valorizando o humanismo (produto do Renascimento). A principal preocupação do humanismo é o Homem e o que o rodeia, dando liberdade aos cientistas para investigar questões relacionadascom a origem e com a realidade do Homem.
Assim, Galileu Galilei (15 de fevereiro de 1564 - 8 de janeiro de 1642) (ver anexo 1) apresentou-se como um “cientista moderno” que, embora crente, estava também ciente de que a ciência e a religião tinham percepções diferentes da realidade e do que se entendia por verdade.
O aperfeiçoamento do telescópio refractor facilitou Galileu no processo da...
tracking img