Operador de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
...
"

TECNO-STRESS Autoria: Kátia Virgínia Ayres

1: UM ESTUDO EM OPERADORES CAIXA DE SUPERMERCADO

DE

Resumo o tecl1o-stress, que diz respeito à maneira como as pessoas se relacionam com a tecnologia, é um problema cada vez mais freqüente na nossa sociedade tecno-dependente. Ele resulta de uma combinação de elementos individuais, como resistência às inovações tecnológicas, sobrecargade informação e falta de treinamento; e elementos organizacionais tais como: sistema de informação inadequado ou insuficiente, ausência de participação dos usuários finais nas decisões e falta de monitoramento quanto à adaptação dos mesmos. Daí a importância de se estudar esse fenômeno em profissionais cujas tarefas estão cada vez mais automatizadas, embora, muitas vezes, isto não signifiquediminuição da carga de trabalho. Neste artigo pretende-se apresentar os resultados de uma pesquisa sobre teC110-stress em operadores de caixa de supermercado, com ênfase na relação entre o tecno-tipo, a incidência de stress e as características sócio-demográficas e funcionais. Participaram do estudo 54 operadores de caixa de um grande supermercado da cidade de João Pessoa - PB. Os resultados sugeremuma clara associação do tecno-tipo com a incidência de stress, com a avaliação do treinamento recebido, com o tempo de serviço e com a percepção de níveis de stress no trabalho.

INTRODUÇÃO

As mudanças fazem parte da nossa existência. A tecnologia vem invadindo nossas vidas, de tal forma, que já não conseguimos imaginar o mundo sem ela. Embora tendamos a destacar as tecnologias mais avançadas,as tradicionais desde muito tempo, vem nos proporcionando facilidades para a realização de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas. Mas, ao mesmo tempo que nos permitem produzir mais, nos dão mais conforto, fazem com que nos sintamos invadidos em todos os frOl1ts. No mundo do trabalho, convivemos com o toque insistente do telefone convencional ou celular, com os beepers dos pagers eos sinais de faxes e e-mal/s. Algumas pessoas conseguem facilmente se adaptar às inovações; outras, sentem uma certa dificuldade para lidar com as novidades que envolvem a tecnologia. O impacto desta invasão é de tal dimensão que, no Brasil, a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), após 60 anos de pesquisa utilizando a mesma forma de cálculo dá, agora, ao fator tecnologia,principalmente à TV a cabo, ao celular, ao telefone convencional e à Internet, um maior peso no cálculo do Índice de Preço ao Consumidor (IPC); esses equipamentos chegam a representar, juntos, 1% desse Índice (Jornal Hoje, 14/07/99). John Naisbitt (1982) previu que a tecnologia iria provocar um grande tumulto em todos os âmbitos da sociedade, pois se desenvolveria tão rapidamente que não teríamos tempo parareagir a ela. Em seu mais recente livro, ele afirma que vivemos na "Zona de Intoxicação Tecnológica" que se caracteriza pelas dicotomias: temor e veneração da tecnologia; confusão entre o mundo real e o virtual; e sensação de saturação e insatisfação (Vassalo, 2000). Nos dias de hoje, enquanto há um enaltecimento crescente dos benefícios da tecnologia, nos esquecemos de suas conseqüências negativas,entre elas o aumento acelerado no nível de stress, fazendo com que muitos indivíduos se sintam inadaptados, insatisfeitos ou dependentes.
..

Há alguns anos a relação indivíduo-tecnologia tem sido estudada, havendo uma ênfase nas conseqüências sobre a saúde fisica e mental dos indivíduos, sobretudo dos trabalhadores (McGuigan,1999), que resultam no que hoje se conhece como tecno-stress (Weil& Rosen, 1997). O tecno-stress pode vir à tona como o esforço do indivíduo para se adaptar aos computadores no local de trabalho o que, freqüentemente, provoca ansiedade. Enquanto alguns indivíduos desenvolvem um medo relativo à moderna tecnologia, de tal forma a precisarem de intervenção profissional para minimizá-Io ou eliminá-Io; outros podem apresentar uma superidentificação com ela,...
tracking img