As praticas pedagogicas na colonia e no imperio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Zacarias de Goês
Farol do Conhecimento

Ivoneide de Menezes Pulino

As práticas pedagógicas na colônia e no império

Euclides da Cunha
2012

IVONEIDE DE MENEZES PULINO

As práticas pedagógicas na colônia e no império

Trabalho de resenha Critica artigo desenvolvido durante a disciplina de História e organização da educação brasileira, como parte da avaliação referente aoprimeiro semestre em Pedagogia.

Profesor(a): Rozilda Borges


Euclides da Cunha
2012
As práticas pedagógicas na colônia e no império

A prática educativa dos jesuítas era civilizada, porém violenta de acordo com estudos e pesquisas feitas sobre eles. Os jesuítas buscavam aprofundar-se na religião trazendo cada vez mais fies para dentro da igreja, preparando-os através dacatequese para fazer a primeira comunhão. Eles buscavam também a conversão dos índios e preparavam os religiosos, pessoas de vocação e os filhos dos colonizadores para o estudo da teologia formando, assim, novos padres e educadores.
Os jesuítas buscavam afirmar a realidade do mundo. O modo que eles tinham de proceder baseava-se numa visão de foco, de preparar a fé que move a justiça, numa visãode realidade e de sua administração madura e responsável. Tudo o que era criado era objeto de estudo e de pesquisa.
A ação educativa dos jesuítas era tão somente pra incentivar o crescimento dos educando. Dentro de suas ações dentro de suas ações eles alfabetizavam, pregavam os ensinamentos, cantavam, oravam, ensinavam seus ofícios e ensinavam o latim. Diante dessas ações educativas pode-seafirmar que os jesuítas formavam transformadores da sociedade na visão dos valores do evangelho tendo Jesus Cristo como modelo de vida, e a critério de tomar decisões sábias. Lembrando também que suas ações educativas eram para todos independente de cor, raça ou religião. Eles promoviam o dialogo entre a fé e a cultura, a ciência e a fé, o dialogo com outras religiões e sua constante insistência emabrir-se para a realidade dos empobrecidos, por isso os jesuítas sempre tiveram em posição de fronteiras.
O que não dar pra ignorar é o fato das mulheres terem ficado de fora dessas ações educativas. É uma situação lamentável o que elas sofreram durante aquele período e infelizmente não tinha lei que as defendessem. De acordo com os estudiosos quando os colonizadores chegaram ao Brasil logosubmeteram os habitantes da colônia à obediência, pois estavam na condição de senhores da família patriarcal, por isso as mulheres estavam subordinadas ao mando dos seus pais e maridos, inclusive muitos documentos descreviam episódios de agressão, clausura e perseguição.
Foi a partir dessa submissão dos habitantes que começou o abuso contra as mulheres indígenas. O sofrimento era constante elamentavelmente insustentável. Os colonizadores usavam as mulheres nas praticas sexuais e servidão, sendo assim o corpo feminino seria de exclusividade deles e muitas vezes eles as estupravam, fazendo nelas muitos filhos. A ideia era juntar as raças e etnias diferentes. Os colonizadores tinham os habitantes da colônia como escravos domésticos, por exemplo, quando um deles deitava com uma mulher e tinhamfilhos, aqueles filhos pertenciam ao pai e serviriam mais tarde para ajuda-los no crescimento da produção de suas terras ou no serviço domestico.
A trajetória dessa história começa a mudar a partir do momento que chega ao Brasil um homem que veio só, sem a permissão da família. Este homem conheceu varias índias que o deixou encantado, entre elas Moema que inclusive foi muito especial para ele,ensinou muita coisa de sua terra, ensinou sua língua, como as pessoas se vestiam, como era Portugal, que lá tinha casas e que ele era uma pessoa importante como os índios de sua aldeia piatã e itapuã, e aprendeu também sua língua. Moema ficava cada vez mais encantada com sua historia e apaixonada por ele.
Diogo Correia era o nome desse homem encantador, que por sua vez recebeu o nome de caramuru...
tracking img