As origens do estado liberal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNICAP
Direito
Direito Penal I
Resumo
Professora: Valdenia Brito
Aluna: -
MD9

Razão e Sensibilidade
(Ricardo de Brito A.P. Freitas)

As origens do estado liberal

O estado liberalencontra sua força precursora na classe emergente do século XVII, a burguesia. A qual acompanhou o renascimento comercial e urbano que contribuiu para modificar as estruturas políticas existentes.Primeiramente, no fim da Idade Média, esta classe alia-se ao poder real, auxiliando a sua centralização política e territorial para receber algumas garantias como protecionismo estatal e unificaçãomonetária, que eram do seu interesse. Os Estados evoluíram para monarquias absolutas, concentrando poderes quase que ilimitados nas mãos dos monarcas. Os burgueses, necessitando garantir seus negócios,passaram a contestar a ordem vigente, baseada na desigualdade entre as classes. Logo, passaram a estimular o florescimento de uma nova cultura, que lhe garantisse uma posição social compatível com opoder econômico.
Com o advento do Iluminismo, várias áreas do conhecimento foram influenciadas, inclusive o Direito. E, uma das conquistas da burguesia foi libertar a justiça do absolutismo monárquico,pois o antigo regime já não condizia com a busca por um Estado de Direito. A classe burguesa defendia um Estado mínimo nas questões econômicas, ou seja, o legislador não deveria interferir naeconomia uma vez que esta seria regida por suas próprias leis, “deixando ao direito apenas a tarefa de proteção dos direitos individuais” (Freitas, Ricardo de Brito A.P., p.48). O Iluminismo, comocorrente de pensamento, ressaltou os valores burgueses e impôs ao Estado absoluto limites.
Neste contexto, há um destaque para o filósofo do liberalismo John Locke (1632-1740), o qual defendia o direitoà propriedade como um direito natural, portanto, inalienável; demonstrando assim seu caráter burguês. Este ainda possui características liberais, por a autoridade do Estado não resultar de nenhuma...
tracking img