As neves de kilimanjaro segundo a perspectiva aristotelica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Neves de Kilimanjaro segundo a perspectiva aristotélica

O tema da justiça e da ética: O conhecimento ético, o conhecimento do justo e do injusto, do bom e do mau, é uma primeira premissa paraque a ação converta-se em uma ação justa ou conforme à justiça, ou uma ação boa ou conforme o que é melhor.

Resumo do filme:
A história começa quando uma fabrica que passava por problemasfinanceiros teve de demitir alguns funcionários, inclusive Michel, um pai de família quase atingindo sua aposentadoria, que voluntariamente incluiu seu nome no sorteio para demissão. Somente a educação ética,ou seja, a criação do habito do comportamento ético, pode construir o comportamento virtuoso: ética significa habito, em grego. Ser justo é praticar reiteradamente atos voluntario de justiça (Michelpoderia não ter incluído seu nome no sorteio em que determinaria quem seria demitido, seu ato voluntario o caracteriza como ético, justo e virtuoso). Mesmo após sua demissão Michel não se deixa abalare continua sua vida. Chega a 30 anos de casado com sua esposa Marie Claire, e para comemorar fazem uma festa. Na festa recebem 2 presentes. O primeiro oriundo de seus filhos é um baú que continhapassagens para conhecer Kilimanjaro na Africa e uma boa quantia em dinheiro. O segundo presente veio de seu amigo Raoul, era uma antiga revista em quadrinhos que havia pertencido ao própri Michel poremestava com Raoul a muitos anos.
Alguns dias depois, enquanto confraternizavam com seua amigos Raoul e Denise, a casa de Michel é invadida por 2 assaltantes que já sabiam do baú com as passagens e odinheiro. Os dois assaltantes pegam tudo que estava no baú e um deles pega também os cartões de credito de todos na casa e sai para sacar dinheiro, deixando seu comparsa na casa para fiscalizar seninguém ia fugir. Ele ficou lendo a revestinha de Michel até seu companheiro ligar e dizer que já havia feito os saques, ele então pega a revestinha e vai embora deixando todos amarrados na casa.
Após...
tracking img