As mulheres no mundo do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS MULHERES NO MUNDO DO TRABALHO



Anilori Dusterhoft Vicente
Prof. André marcos Viera Soltau
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História - Núcleo de educação a Distância (HID0081) – História do Pensamento Político e Econômico
21/ 05/09

RESUMO

Para analisarmos o lugar da mulher no mundo do trabalho, tomaremos como ponto de partida à revolução industrial e as mudançasocorridas na vida dos trabalhadores daquele período. Esse marco é particularmente importante para a análise que pretendemos, uma vez que esse período marca o aumento da participação feminina em vários setores do trabalho assalariado. As conseqüências da Revolução industrial na vida dos trabalhadores foram imensas visto que a partir das lutas por seus direitos aos poucos as mulheres foram preenchendoespaços que antes eram exclusivamente dos homens. Fizeram-se e fazem-se presentes nas relações de trabalho às questões de gênero, salário das mulheres mais baixo do que dos homens, muitas desigualdades persistem entre homens e mulheres no mundo do trabalho. Atualmente as mulheres a cada dia vêm conquistando espaços no mundo do trabalho sabe-se que ainda falta muito principalmente em se tratando daclasse operária.

Palavras chave: Mulher; Relações de trabalho; Revolução industrial.


1. INTRODUÇÃO

Ao analisar a questão da mulher trabalhadora, não podemos descartar as conseqüências da Revolução industrial, que modificou a concepção (idéia) do trabalho como também as características do trabalhador. Buscou-se, a partir do séc. XVIII enquadrar as organizações em um modelo único queimplicasse em lucratividade e produtividade com o aproveitamento ao máximo da mão de obra do proletariado, com a otimização do tempo.

Em seu sentido mais pragmático, a Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela máquina, e contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produção dominante. Esse momento revolucionário, de passagem da energia humana paramotriz, é o ponto culminante de uma evolução tecnológica, social, e econômica, que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Média. (Alvim, 2009)
 

2. AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA VIDA DOS TRABALHADORES NO PERÍODO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


Houve uma mudança profunda nas condições de vida do trabalhador braçal a partir da revolução industrial, provocando inicialmente um intenso deslocamentoda população rural para as cidades, com enormes concentrações urbanas. Segundo o profeossor Fabiano Dawve, (2008, p. 151). “Sem perspectiva no meio rural, essas pessoas não tinham escolha senão irem para as cidades em busca da sobrevivencia.”


Assim essas pessoas só possuim a sua própria mão de obra para vender, com o processo de mecanização das fábricas a produção em larga escala edividida em etapas distanciou cada vez mais o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores dominou apenas uma etapa da produção. “A Revolução Industrial trouxe a intensidade da exploração da mão-de-obra, o tempo começou a ser controlado por industriais e não mais pelos artesãos.” (Oliveira, 2009)

Na esfera, social, meio em que se vive o principal desdobramento da revoluçãofoi o surgimento do proletariado urbano (classe operária), como classe social definida.


Para o professor André marcos Viera Soltau, (2009, p. 67).

Um dos desdobramentos dessa nova realidade social é a representação do trabalho na vida social. O trabalho passa a ser um meio de sobrevivencia e controle, dando, aos individuos, outro papel social: agora era um trabalhadorassalariado, surgindo, juntamente com a indústria, e a classe de operários.

Assim com a formação da classe operária as condições de trabalho nos primeiros tempos da revolução industrial eram, sabidademente as mais degradantes possiveis. A exploração em larga escala do trabalho infantil e feminino, a falta de segurança em determinados setores de produção, sobre tudo no setor de mineração...
tracking img