As mulheres na sociedade atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS MULHERES NA SOCIEDADE ATUAL
Quadrenira Marques de Sousa
Profa. Flávia Borges Almeida
Instituto Teológico Quadrangular – São Luís
Curso Livre em Teologia (ITQ-Noite) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
09/02/11

RESUMO

Este estudo fala sobre a determinação que as mulheres vêm tendo ao longo das décadas para ocupar seu lugar em diversas áreas da sociedade. É inegável que a cada dia quepassa, as mulheres vêm adquirindo mais poder junto à sociedade, sempre tão machista. A cada dia que passa, as mulheres estão se aperfeiçoando, procurando novas oportunidades e cada vez mais conquistando seu espaço no mercado de trabalho. Às vezes, simplesmente pelo sonho de ter um projeto profissional, outras pela necessidade de uma nova fonte de renda na família. De qualquer forma, este ingressono mercado de trabalho não tem sido tão fácil assim, pois ainda há muitos casos de discriminação, baixos salários e difícil ascenção profissional.

Palavras-chave: Sociedade; Democracia; Mercado de Trabalho.

1 INTRODUÇÃO

Falar das mulheres e o que elas representam para a sociedade moderna e cada vez mais competitiva, não é tão simples assim, pois temos que entrar em vários campos queainda estão sendo dura e bravamente desbravados. Temos vários aspectos a analisar e entender que as mulheres já não são mais vistas como simples donas de casa, que nasceram apenas para ser o enfeite de um lar. A mulher tem buscado seu espaço e o ocupa com muita eficiência, buscando a cada dia, seu lugar ao sol. Mesmo deixando alguns sonhos para depois, elas buscam sempre avançar mais e mais, nacerteza que sua participação e conscientização são essenciais para o desenvolvimento de toda a sociedade.

2
2 AS MULHERES E SUAS CONQUISTAS PESSOAIS

Antigamente, as mulheres viviam intensamente para o lar, para o marido e os filhos. Até se sentiam realizadas com essa vida que levavam, afinal foram educadas desde a infância para assumir esse papel de esposa perfeita que dedicavatodo o seu tempo aos afazeres domésticos. No século dezenove, alguns pensadores já cogitavam a idéia de que no futuro, teríamos uma sociedade governada pelas mulheres, sociedade matriarcal, que desbancaria a sociedade da época, patriarcal, governada por homens na qual, a mulher tinha pouco, ou nenhum valor. Às mulheres cabiam basicamente, as atribuições dos afazeres domésticos, cuidarem da lavourae a maternidade. Não lhes era reconhecido o direito ao trabalho e muito menos ao salário que quando era pago, era infinitamente inferior ao salário dos homens. O mundo moderno já apresenta uma relevante predominância do mundo feminino sobre o masculino. Antigamente havia empregos e serviços para “homens” e “mulheres”, hoje as mulheres já fazem todo tipo de serviço, muitas vezes com maiorqualidade que os próprios homens.
É comum vermos mulheres nos tribunais, exercendo com maestria a profissão de advogadas, promotoras, profissões que eram antigamente, exclusivamente “para” os homens, vemos hoje mulheres ao volante de enormes carretas e ônibus, executando o serviço com mais habilidade e segurança do que muitos homens. Há a presença feminina em todos os níveis executivos das empresas e dogoverno, muitos países têm na presença feminina, seus primeiros mandatários, que, diga-se de passagem, exercem esses cargos com muita competência. As forças de segurança, federais, estaduais e municipais, todas já têm grande número de mulheres exercendo inclusive, cargos de alto comando. As mulheres são mais duras de serem corrompidas, têm mais pudor em corromper e empresas administradas pormulheres, são em geral mais bem sucedidas.
Hoje, a mulher abandonou o lar e entrou definitivamente no mercado de trabalho. Na maioria das vezes, para a melhoria da renda familiar, ou simplesmente para realizar seus sonhos de ter uma carreira profissional bem sucedida, totalmente diferente de algumas décadas atrás. O mundo moderno
3
exige muito estudo e experiência profissional, nisso também as...
tracking img