As incumbencias do sistema de ensino federal, estadual e municipal.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Microsoft Office Word é o processador de textos mais utilizado no mundo. Com sua incrível gama de ferramentas que auxiliam no trabalho de criação de ofícios, cartas, contratos, tabelas e quaisquer outros tipos de documentos, o Word é hoje, a ferramenta mais produtiva do mercado.
Membro da família Office 2007, o Word 2007 trouxe novos recursos para facilitar ainda mais os trabalhos. Neste cursovocê aprenderá a utilizar grande parte das funcionalidades desta incrível ferramenta.

[pic]




Digitando textos

Utilizamos a área em branco para digitarmos nossos textos. Simplesmente clicamos com o mouse e iniciamos a digitação de nosso documento.

Criando linhas

Quando estivermos digitando e a linha chegar ao seu final, não se preocupe, o texto será posicionado na linha debaixo automaticamente. Se quisermos criar uma nova linha ou pular uma linha devemos pressionar a tecla ENTER.
Após pressionada a tecla ENTER, o cursor do mouse será posicionado na linha abaixo pronto para receber uma nova digitação.

Digitando palavras com acentos

Para digitarmos palavras com acento, devemos sempre digitar primeiro o acento e apenas depois continuar digitando o restante dapalavra.

Para acentuar uma palavra, veja o exemplo abaixo:
- Para escrever a palavra "café".
- Digite caf
- Tecle o acento agudo (´) - não irá aparecer nada na tela.
- Digite a letra e. Este caractere irá aparecer acentuado, ficando o texto assim: "café"

Usando letras maiúsculas e caracteres da parte superior das teclas

Seguramos a tecla SHIFT para digitar caracteres em letra maiúscula.Também a utilizamos para digitar caracteres da parte superior das teclas, por exemplo, para digitar o caractere '@', seguramos SHIFT e pressionamos o número '2'.





Selecionando textos

Para selecionarmos (marcar) um texto:
Posicionamos o cursor do mouse antes da primeira letra da frase a ser selecionada, clicamos e segurando o botão do mouse pressionado arrastamos até o local desejado.Também podemos selecionar um texto segurando a tecla SHIFT do teclado e pressionado as teclas:

SETA PARA CIMA;
SETA PARA BAIXO;
SETA PARA ESQUERDA;
SETA PARA DIREITA.

Veja na figura abaixo como fica o texto que está selecionado:


[pic]


Apagando textos

Para apagarmos um texto, devemos posicionar o cursor do mouse no local desejado e utilizar as teclas: BACKSPACE e DEL(Delete).BACKSPACE apaga o texto que está posicionado atrás do cursor;
DEL ou DELETE apaga o texto que está posicionado na frente do cursor.

Na figura abaixo, com o cursor posicionado entre as palavras Word e 2007, devemos apertar 4 vezes a tecla BACKSPACE para apagar a palavra Word ou 4 vezes a tecla DEL para apagar a palavra 2007.

[pic]

Dica: Podemos apagar um bloco de texto inteiro,selecionando-o e pressionando a tecla DEL ou BACKSPACE.

Utilizando Desfazer e Refazer

Os botões DESFAZER e REFAZER são utilizados para corrigir ações que fizemos por engano dentro do documento, pode ser um texto digitado errado, uma formatação colocada de forma incorreta, uma figura inserida no local errado ou qualquer outra ação realizada.
Pressionando o botão DESFAZER a última ação será desfeitae o documento irá retornar ao estado anterior;
Pressionando o botão REFAZER a última ação do DESFAZER será refeita, ou seja, pode ser que tenhamos clicado no DESFAZER por engano, então, utilizamos o REFAZER.


[pic]


Você pode utilizar também o DESFAZER utilizando a combinação de teclas CTRL+Z e o REFAZER utilizando a combinação de teclas CTRL+Y.

Salvando documentos

Devemos sempresalvar nossos documentos para que possamos acessá-los no futuro, o processo para se salvar um documento é bem simples:
Clicamos no botão Office e em seguida, escolhemos uma das seguintes opções: SALVAR ou SALVAR COMO.

Mas como saber qual opção escolher?

Caso seja a primeira vez que o texto vá ser salvo, ambas as opções exibirão uma caixa de diálogo solicitando Nome e Local onde o arquivo...
tracking img