As igrejas borrominicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto: “As igrejas ‘Borromínicas’ no Brasil Colonial”

Durante a colonização de Portugal e Espanha a parte da ocupação foi mais efetuada pelos franciscanos, dominicanos e jesuítas. Além da ocupação eles foram os responsáveis da disseminação dos ideais e idéias dos colonizadores para a população local. Com a povoação dos missionários veio a criação de igrejas e estas tinham como base aarquitetura Ibérica.
Apesar de haver diferenças entre a arquitetura de Portugal e da Espanha e das construções sofrerem influências do local onde são implantadas, todas elas tinham um elemento comum: a planta baixa retangular. Isso só era modificado com a intervenção de um arquiteto estrangeiro.
Essa característica tão presente na arquitetura ibérica é excluída de um conjunto de igrejas, do século XVIII,localizadas em Minas Gerais, Brasil. Estas são as chamadas “borromínicas” e é sobre elas que o referente texto trata.

“superior a tudo e singular nas esculturas de pedra em todo o vulto ou meio relevado e no debuxo e ornatos irregulares ao melhor gosto do freguês é o sobredito Antônio Francisco [Aleijadinho]. Em qualquer peça sua que serve de realce aos edifícios mais elegantes, admira-se ainvenção, o equilíbrio natural ou composto, a justeza das dimensões, a energia dos usos e costumes e a escolha e disposição dos acessórios com os grupos verossímeis que inspira a bela natureza. Tanta preciosidade se acha depositada em uma corpo enfermo que precisa ser conduzido a qualquer parte e atarem-se-lhe os ferros para poder obrar” (página 130).

O trecho acima foi retirado de um texto doséculo XVIII, no qual ele trata de três grupos diferentes da arquitetura religiosa mineira: “as grandes matrizes de Vila Rica e a Catedral de Mariana”; igrejas de José Pereira dos Santos; novas igrejas: “as Matrizes de Caeté e Morro Grande e as igrejas franciscanas de Mariana e São João del Rei”, esta ultima foi construída pelo Aleijadinho.
As igrejas construídas nas regiões de domínio português, doséculo XVI ao início do XVIII, obedeciam a um padrão: “uma única porta de entrada, duas janelas alongadas dispostas de ambos os lados acima e um óculo na empena.” (página 131).

1. Nossa Senhora da Barroquinha, Salvador, final do séc. XVIII
2. São Francisco de Assis de Mariana, 1763

A descrição anterior é de igrejas simples, no entanto as da imagem acima são mais complexas. Quando elasestavam em locais (cidades) mais importantes as igrejas eram construídas com mais requinte e sofisticação, estes buscados nos exemplos de Portugal.
A Catedral de Mariana e a igreja de Sabará, Mariana, ambas do início do século XVIII, possuem naves laterais, elemento que tornou-se incomum na arquitetura portuguesa, uma vez que esta passou por uma simplificação, até chegar às naves únicas. Estas igrejaspossuem características do período maneirista.
As igrejas Matriz de Morro Grande e da irmandade franciscana são exemplos da transição do maneirismo para o rococó. Os campanários dão continuação à torre, é destacada a curva da cornija sobre o óculo, fazendo com que este tenha uma centralidade na fachada, apesar das mudanças a planta retangular permanece nesses exemplos.
No estilo rococó destacam-seas obras de Aleijadinho, dentre elas a fachada da Nossa Senhora do Carmo e as igrejas de Ordem Terceira de São Francisco de Assis (ouro Preto e São João del Rei).

Igreja Nossa Senhora do Carmo
A igreja de Nossa Senhora do Carmo começou a ser construída em 1766 e tem como característica marcante a fachada sinuosa, este tratamento da fachada foi popular na Europa, sendo utilizado por Borromini epor Guarini.
Já a igreja franciscana de São João del Rei, que teve o início de sua construção em 1774, possui uma fachada plana, por outro lado, sua nave não possui um formato retangular, ela faz uma forma “barrigada”. Este tipo de planta também foi bastante explorado na Europa, tendo início na Itália. Uma distinção importante entre a forma de usar a curva em São João Del Rei e na Europa é a...
tracking img