A guerra do paraguai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A guerra do Paraguai

É também chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de Guerra Grande, no Paraguai. A Guerra do Paraguai foi a maior guerrainternacional ocorrida na América do Sul no século 19. Começou no dezembro de 1864 e só chegou ao fim no ano de 1870, com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora e a vitória da chamada TrípliceAliança do Brasil, da Argentina e do Uruguai.
O Paraguai, após sua independência em 1811 se tornou um país soberano e livre, se tornando diferente dos demais países da América Latina. O primeiropresidente paraguaio foi Gaspar Rodrigues Francia, que acabou com o poder da aristocracia rural e da Igreja Católica tomando suas terras e a distribuindo ás para os camponeses fazendo com que perdessem suasterrar e riquezas.
Em 1830 o analfabetismo paraguaio foi erradicado. Tinha sua própria indústria, produzindo seus manufaturados. Tornando o Paraguai muito mais desenvolvido que o Brasil, a Argentinae o Uruguai. Seguiram-se os governos de Carlos Antônio Lopes (1840-1862), Francisco Solano Lopes (1862-1870) que deram continuidade ao desenvolvimento do país.
Em 1864, o Brasil estava envolvido numconflito armado com o Uruguai. Havia organizado tropas, invadido e destituído do cargo o governo uruguaio Aguirre, que era líder do Partido Blanco e aliado de Solano López. O ditador paraguaio se opôsà invasão brasileira do Uruguai, porque contrariava seus interesses.
Desde sua independência, os governantes do Paraguai afastaram o país dos conflitos armados na região Platina. Porém essa políticaparaguaia chegou ao fim com o governo do ditador Francisco Solano López. Sendo uma das principais causas da guerra às tentativas do ditador de formar o Grande Paraguai, planejando expandir oterritório Paraguaio com as terras dos países
O Paraguai se tornou forte possuindo o exército mais forte do continente. O maior obstáculo do Paraguai era a falta de saída para o mar. O governante paraguaio...
tracking img