As guerras na europa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O continente europeu é conhecido como Velho Continente, esse nome é dado em razão de ter sido ocupado e organizado como sociedade há muito tempo. Em resposta a tudo isto ele sofreu muitas mudanças ao longo dos anos devido às guerras e conflitos gerados em seu território. Porém, uma das transformações políticas mais surpreendentes que ocorreram foi o fim da Guerra Fria (1989).
Emconseqüência das duas Grandes Guerras (1ª e 2ª Guerras Mundiais) terem ocorrido em solo europeu, este continente teve que ser, muitas vezes, redesenhado para se atualizar com as mudanças entre as fronteiras dos países. Com a queda do regime socialista na ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), atual Rússia, gerou a criação e demarcação de mais seis nações na Europa. Sem contar asdivisões que houve entre os países que acompanharam o regime soviético.
Com o passar dos anos ficou cada vez mais difícil compreender e saber ao certo como estava realmente o mapa europeu. Suas alterações fizeram com que os atlas fossem atualizados mais de uma vez ao ano. Isto refletiu numa busca pelo entendimento claro sobre a Europa e suas novas configurações. As causas desses acontecimentos sãodevido às lutas contra os regimes monárquicos absolutistas, crises econômicas, falta de representação política das classes médias, nacionalismo despertado nas minorias da Europa central e oriental, busca por reformas políticas, direitos iguais entre as classes que era simbolizado pelos princípios universais da Revolução Francesa de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.DESENVOLVIMENTO

As mudanças ocorridas no sec.XVII vieram para confirmar que o dinamismo no continente europeu sempre ocorreu. As novas divisões regionais e organização interna comprovam que as transformações estão bem compreendidas atualmente no mundo. Ou seja, acompanhar e entender suas alterações são de suma importância para ver um mundo dinâmico e coadunado com o espaçoatual.
A América surge com um grande desenvolvimento da agricultura, que usa a mão-de-obra escrava de Negros africanos, principalmente no Brasil com culturas de tabaco e especialmente da cana-de-açúcar na Bahia, Pernambuco, e mais tardiamente no Rio de Janeiro. As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras dos paulistas descobriram o ouro, pedras preciosas em Minas Gerais e ervas no sertão.No final do século XVII, a insatisfação dos colonos acarreta no surgimento dos primeiros movimentos contra a Coroa Portuguesa.
A passagem do século XVI ao XVII, foi marcada por uma crescente dificuldade dos portugueses em expandir ou manter sua empreitada colonial na América. A morte do rei dom Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, em 1578, abriu uma crise dinástica sem precedentes em Portugal,uma vez que não havia deixado herdeiros. Seu tio-avô, o cardeal dom Henrique assumiu o trono, como regente, mas apenas até 1580, quando sua morte pôs fim à dinastia de Avis, estabelecida em 1385.
No entanto, no plano da política internacional, a posição de Portugal modificava-se bastante. Para os inimigos da coroa espanhola, os ataques às possessões portuguesas passaram a configurar ataques àpolítica expansionista de Felipe 2º. No Brasil, portanto, os reflexos da União Ibérica foram rapidamente sentidos, sobretudo pelos sucessivos ataques sofridos ao longo de sua vasta costa litorânea, promovidos pelos países inimigos da Espanha: Holanda, Inglaterra e França.

O fator mais importante pela colonização espanhola foi a mineração. A base da economia espanhola eram as riquezas queprovinham especialmente da Bolívia, a prata e também o ouro de outras colônias. Foi esta atividade, a mineração, a responsável pelo crescimento de outras que eram ligadas, como, a agricultura e a criação de gado necessário para o consumo de quem trabalhavam nas minas.
Quando a mineração decaiu, a pecuária e a agricultura, passaram a ser as atividades básicas da América Espanhola.
Os conquistadores...
tracking img