A Europa na Guerra Fria(imcompleto)

316 palavras 2 páginas
Geografia
Aluno:
Professor:
Data:
Série: º ano.

Índice:
-Página 1: A Europa

A guerra e suas consequências.

A guerra fria se iniciou pouco após a segunda guerra mundial, por que os Estados Unidos e a União Soviética começaram a disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. O nome Guerra Fria se dá por que ela foi um conflito que não aconteceu nenhuma declaração de combate militar e direto entre os Estados Unidos e a URSS. Alguns acreditam que se acontecesse realmente um combate militar, com o poderio nuclear que ambos os países tinham de centenas de bombas nucleares, poderia acabar dando um fim com os dois países e provavelmente com a vida na Terra. A CEE, atualmente União Europeia, surgiu em uma época pós-segunda guerra mundial, na qual as maiores economias europeias ainda estavam se recuperando e o mundo começava a viver uma grande divisão ideológica e política.

A reestabilização europeia. A OTAN, organização do tratado do atlântico norte ,que surgiu em abril de 1949, era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros , principalmente na Europa Ocidental, teve como primeiros integrantes os EUA, a França, Grã-Bretanha, Canadá, Bélgica, Dinamarca, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega e Portugal, em 1952 entraram a Grécia e a Turquia, em 1955 Alemanha e em 1982 a Espanha.

O Plano Marshall - A fragilização das nações européias, após uma guerra violenta, permitiu que os Estados Unidos estendessem uma série de apoios econômicos à Europa aliada , para que estes países pudessem se reerguer e mostrar as vantagens do capitalismo. Assim, o Secretário de EUA, George Marshall, propõe a criação de um amplo plano econômico, que veio a ser conhecido como Plano Marshall. Tratava-se da concessão de uma série de empréstimos a baixos juros e investimentos públicos para facilitar o fim da crise na Europa Ocidental e repelir a ameaça do socialismo

Relacionados

  • Periodo regencial no brasil
    3811 palavras | 16 páginas
  • Ilusão americana
    43280 palavras | 174 páginas