As fronteiras: velhos e novos significados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As Fronteiras: Velhos e Novos Significados

É de suma importância o tema Fronteiras, para os estudos da Geografia Política, por incorporar uma das mais reconhecidas relações entre o Estado e oterritório, apresenta vários conceitos e significados, podemos descrever como fronteira política, constituída por uma demarcação oficial que separa o território dos Estados nacionais, como também a idéiade fronteira (limite) de Fawcet. Vários estudos foram realizados entre eles o conceito de zonas flutuante bastante antigo, porém com significados distintos, exigindo uma qualificação para cadasituação. É fundamental que seja verificado cada processo em si, por que cada fronteira é uma singuralidade.
Em seus estudos a cerca do tema em questão Foucher, entende que, em muitos lugares, as fronteirasromperam, em parte ou em definitivo, processos históricos. A noção de fronteira incorpora as linhas demarcatórias, mas não se limita a elas. Essa noção envolve o conteúdo sociopolítico que estáintimamente relacionado com a demarcação dessas linhas. As fronteiras, em geral, são espaços que funcionam como faixas de contato e de transição onde se encontram ou se defrontam diferentes povos, culturasde um ou mais Estados nacionais.

Podemos pensar fronteira como sendo uma linha traçada sobre o espaço geográfico, delimitando territórios distintos. Esse traçado, muitas vezes, não leva em conta areal distribuição dos grupos étnicos, sendo assim uma grande fonte de conflitos, real ou potencial.

É comum em algumas zonas de fronteiras serem transformadas em áreas de tensão que, dependendo dacondição econômica e política dos Estados nacionais, podem ser alvo da permanente fiscalização da polícia de imigração para tentar coibir a atuação de quadrilhas especializadas na travessia demigrantes ilegais. As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos.

Referência:

Texto: As Fronteiras Velhas e Novos Significados
Apostila: Aula...
tracking img