As fontes de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS FONTES DE ENERGIA

Energia é a capacidade de realizar trabalho. Utiliza-se energia para levantar um peso, apertar um parafuso, movimentar um automóvel, acionar uma máquina. As fontes de energia são os elementos que permitem aos homens produzir e multiplicar sua capacidade de trabalho. São exemplos de fontes de energia:
• a força muscular humana;
• a força de animais de tração,como o boi, o cavalo, o burro;
• a madeira, o carvão, o petróleo e outros combustíveis*, que fornecem calor;
• o vento e a água corrente, cuja força pode ser usada para movimentar máquinas e para obter energia elétrica.

Até a Revolução Industrial, quando a humanidade quase não usava máquinas, as principais fontes de energia eram a força muscular dos homens e dos animaisdomésticos, a madeira e o carvão, bem como o vento e a água, usados para mover moinhos. Essas são as fontes de energia tradicionais.

As modernas fontes de energia, cujo emprego se multiplicou com a atividade industrial, são o carvão mineral, o petróleo e ainda a água - mais empregada para gerar eletricidade - e o átomo, que fornece energia nuclear.

Diversas fontes são utilizadas para a obtençãode energia elétrica, como o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, o urânio, a água dos fios (energia hidrelétrica). Atualmente o Sol, os ventos e as marés são menos utilizados. Esses três últimos são considerados fontes energéticas limpas, pois o seu uso não causa poluição do meio ambiente.

A energia hidrelétrica não causa poluição atmosférica; no entanto, a construção das usinas fazcom que imensos lagos artificiais (represas) sejam formados. Com isso, trechos de florestas ficam submersos, animais morrem e a população que habita as áreas que serão ocupadas pelas represas tem de ser transferida para outros locais. No Brasil, especialmente as populações indígenas são muito afetadas por esse problema.

As fontes energéticas mais usadas atualmente são o petróleo, o carvãomineral e o gás natural, não somente para a geração de energia elétrica, mas também para movimentar veículos, navios e aviões.

Há bastante dependência da sociedade moderna em relação a essas três fontes energéticas. Isto é motivo de preocupação, pois se trata de recursos naturais não-renováveis.

O CARVÃO MINERAL

Durante todo o século XIX, a principal fonte energia foi o carvãomineral. Era ele que fornecia o calor necessário à produção do vapor que acionas primeiras máquinas da Revolução Industrial. Ainda hoje o carvão é muito importante, apesar de perdido sua liderança para o petróleo. O uso do carvão é decisivo nas indústrias siderúrgicas, pois, além de sua queima garantir aos altos-fornos temperaturas muito elevadas, ele também é usado como matéria-prima, junto com oferro, para a obtenção do aço.

O extraordinário desenvolvimento da indústria siderúrgica na Inglaterra está ligado ao fato de existir nesse país carvão mineral de ótima qualidade. Nas áreas ricas em carvão, muitas vezes existe também minério de ferro - matéria-prima indispensável para a fabricação de ferro e aço. Por esse motivo, a exploração industrial das jazidas de carvão e minério deferro, em conjunto, foi e continua sendo muito intensa.

E por isso que as cidades inglesas de Birmingham e Yorkshire do Sul se transformaram em poderosos centros industriais, com alta concentração de pessoas e de fábricas. O mesmo aconteceu em outros países da Europa, como a Alemanha, e nos Estados Unidos, onde estão presentes esses dois recursos minerais.

Atualmente, porém, já ficouclaro que não é economicamente vantajoso continuar explorando as minas de carvão localizadas em grandes profundidades, pois quanto maior a profundidade maiores serão os custos de produção. Mesmo assim, o carvão ainda é um importante recurso, especialmente nos países em que ele é abundante: Rússia, Estados Unidos, China, Austrália e algumas nações da Europa (Inglaterra, França, Alemanha e Polônia,...
tracking img