Linha de credito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA

1 TEMA

Linha de crédito a micro e pequenas empresas

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Apoio de credito a micro e pequenas empresas, oferecidas pelo Banco do Brasil de Campo Novo do Parecis.

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

As linhas de créditos oferecidas às empresas são direcionadas ao financiamento de investimentos e capital de giro. As necessidades de capital de girocompreendem os gastos operacionais para financiar a matéria-prima e a mão-de-obra direta. Os investimentos são representados por gastos realizados para a aquisição de bens móveis, como máquinas e equipamentos, e com a expansão de imóveis operacionais. As empresas tem conhecimento das modalidades de linha de credito que o Banco do Brasil oferece?

4 OBJETIVO

4.1 Objetivo geral:

Demonstrar quaisas linhas de crédito disponíveis para as micro e pequenas empresas no Banco do Brasil.

4.2 Objetivos específicos:

Entender os mecanismos para conceder os apoios de crédito;
Verificar as dificuldades enfrentadas pelos empresários para a liberação desses créditos;
Identificar as principais linhas de créditos do Banco do Brasil, junto as micro e pequenas empresas.
5 HIPÓTESES

Existemdiversas opções de apoio de credito para micro e pequenas empresas no Banco do Brasil.
A Instituição mantendo linhas de crédito para micro e pequenas empresas com taxas diferenciadas, atrairia mais micro empresa.

6 JUSTIFICATIVA

Este estudo tem por razão conhecer os apoios de créditos disponível no Banco do Brasil para micro e pequenas empresas.
As dificuldades enfrentadas pelo segmento nãodecorrem das falta de recurso, mas de produtos específicos que os façam chegarem para quem precisa, no momento certo e a custos compatíveis.
As micro e pequenas empresas possuem um papel decisivo no crescimento da economia e na geração de empregos no país. Sendo assim este trabalho será útil aos empresários a fim de que entendam o mecanismo para concessão de crédito; às Instituições Financeiras afim que saibam as principais linhas de crédito dos concorrentes e para que fiquem cientes das necessidades dos empresários; ao Governo para que diante da realidade das MPEs passe a apoiar de forma mais efetiva o desenvolvimento destas empresas, com políticas voltadas para o desenvolvimento das mesmas; e a todos que queiram saber um pouco mais sobre crédito no Brasil.
Viso neste projeto mostrar asformas de como o banco do Brasil atua em relação a seus apoios de créditos e levantar junto as empresas as suas necessidades e se a disponibilidade cada vez que necessita desse processo .
Esse projeto para mim acadêmico é de suma importância para ampliar os conhecimentos sobre o tema no curso de Ciências Contábeis, devido existirem uma relação estreita, pois é a contabilidade que fornece osdados que são fundamentais na análise de crédito nas instituições financeiras.

7 METODOLOGIA

A metodologia utilizada neste estudo segundo Vergara (2003) será:
Quanto aos fins, será uma pesquisa descritiva e explicativa, pois visa expor as características do Banco Brasil e quais os tipos de apoio de crédito à micro e pequenas empresas.
Quanto aos meios, será uma pesquisa documental ebibliográfica.
Quanto aos meios de investigação: será pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso. Será bibliográfica pois será um estudo desenvolvido por meio de material publicado em livros, revistas, jornais, internet, ou seja, o material é acessível ao público em geral. (VERGARA,2003).
Será uma pesquisa de campo onde inclui aplicação de questionário com alguns empresário da cidade paralevantar as dificuldades encontradas para se conseguir um apoio de credito, e também com o banco para verificar a rotina e concessão dos créditos solicitados pelas empresas interessadas. A entrevista será baseada em um roteiro que constará as melhores linhas de crédito que o Banco oferece oferece, as taxas de juros, o incentivo do Governo Federal ao desenvolvimento das empresas, bem como a...
tracking img