As fases do movimento modernista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE: AS FASES DO MOVIMENTO MODERNISTA.

O movimento modernista compreende o período de 1922-1960 e iniciou-se no Brasil, com a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922 em São Paulo.
Operíodo pode ser dividido em três fases:

PRIMEIRA FASE (1922-1930): é a fase mais radical, caracteriza-se por combater tudo o que foi anterior. Esse período foi rico em manifestos e revistas devida efêmera.
Características:
Busca do moderno, original e polêmico; nacionalismo; volta às origens e valorização do índio verdadeiramente brasileiro; paródias - tentativa de repensar a história e aliteratura brasileiras, liberdade formal; ruptura com a gramática normativa, especialmente com a sintaxe.
Principais autores desta fase: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Antôniode Alcântara Machado, Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida, Plínio Salgado, Ronald de Carvalho, Raul Bopp entre outros

SEGUNDA FASE (1930-1945).Conhecida também como PósModernismo.O universo temático é ampliado e os artistas passam a preocupar-se mais com o destino dos homens, o estar no mundo.
Características: Repensar a historia nacional com humor e ironia; versolivre e poesia sintética; nova postura temática - questionar mais a realidade e a si mesmo enquanto indivíduo; literatura mais construtiva e mais politizada; aprofundamento das relações do eu com omundo.
Principais autores: Prosa: José Américo de Almeida, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Amando Fontes, Érico Veríssimo, Dyonélio Machado, Lúcio Cardoso, CyroDos Anjos, Cornélio Pena, Otávio de Faria. Poesia: Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Augusto Frederico Schimidt, Mario Quintana, entreoutros.

TERCEIRA FASE (1945 - +/- 1960). Conhecida também como Neomodernismo. A literatura brasileira, assim como o cenário sócio-político, passa por transformações.
Características: busca por uma...
tracking img