As expectativas dos graduandos em ciências contábeis quanto ao mercado de trabalho: um estudo com iniciantes e concluintes da universidade federal de alagoas

2113 palavras 9 páginas
AS EXPECTATIVAS DOS GRADUANDOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO AO MERCADO DE TRABALHO: um estudo com iniciantes e concluintes da Universidade Federal de Alagoas

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Segundo os autores Almeida, Cardoso, Souza (2006) na atualidade, é indispensável discutir sobre as questões relacionadas ao perfil do profissional de contabilidade no que se refere à caracterização e adequação desse profissional, para que este esteja preparado de forma a cumprir, efetivamente, sua missão e papel no âmbito das novas exigências expostas à contabilidade.
Ainda conforme os autores, afirma-se que hoje no ambiente empresarial, caracterizado por exacerbada concorrência, é colocada uma exigência a todos os agentes a respeito de um repensar sobre a validade das estratégias, posturas e procedimentos, os quais são adotados e validados pelos gestores.
Vale acrescentar que os contadores, também fazem parte deste grupo de agentes, as quais devem buscar formas de ampliar suas habilidades para atender de forma eficaz às demandas desse ambiente.
Ao se realizar uma avaliação sobre os efeitos da globalização, nesta está embutida a competição, a qual se torna cada vez mais consolidada com a introdução de empresas de um país para outro. E com esta crescente competitividade as empresas são forçadas a buscar em mais inovação e criatividade, não apenas na área da produção, mas também em outras, como: marketing e finanças, ou seja, em todas as áreas da empresa (SOUZA apud FRANCO).

A contabilidade também passou a ser questionada quanto à validade e utilidade de suas práticas, as quais compreendem um conjunto de informações que objetivam subsidiar todo o processo de gestão dos negócios (BENITTI apud FRANCO, 2010, p.3).

Segundo Filho et al (2007) a Contabilidade é uma ciência social que possui uma inter-relação com a Administração, Economia, Estatística e com várias outras disciplinas correlatas e devido a essa pluralidade de conhecimentos pode formar profissionais para atuar em

Relacionados

  • profissoes2010 CIEE
    66264 palavras | 266 páginas
  • Bullying
    411387 palavras | 1646 páginas
  • DicionarioHistoricoPsicologia
    292417 palavras | 1170 páginas