As cruzadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
CURSO DE HISTORIA LICENCIATURA
DISCIPLINA: HISTORIA MEDIEVAL
PROF. ADRIANA ZIERER

ANA PAULA BATISTA PROTACIO

AS CRUZADAS
HILÁRIO FRANCO JÚNIOR

SÃO LUIS
2012
BIOGRAFIA DO AUTOR
Hilário Franco Júnior nasceu em 15 de novembro de 1948, em São Paulo, onde realizou toda sua escolaridade dos antigosPrimeiro e Segundo graus (Colégio Dante Alighieri), bem como universitária. Hilário Franco Júnior é medievalista, especialista em mitologia medieval, professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), tendo feito seu pós-doutorado com Jacques Le Goff na École des Hautes Études en Sciences Sociales. A maior parte de suas publicações também tem como tema a História Medieval, dentreelas duas premiadas com o Jabuti da Câmara Brasileira do Livro ("A Eva barbada - Ensaios de mitologia medieval" e "Cocanha - A história de um país imaginário").

Resumo da obra

Esta palavra não era aceita no momento histórico para o qual a aplicamos de fato o termo aparece em meados do século XIII quando o fenômeno histórico já perdia sua força. Os textos medievais falam geralmente emperegrinação, guerra santa, expedição da cruz, e passagem. Quando surgiu a expressão “Cruzada” do fato de seus compartes considerarem-se “soldados de Cristo”, marcados pelo sinal da cruz e por isso bordarem uma cruz na sua roupa.
As Cruzadas procederam de um conjunto de fatores materiais e psicológicos as que buscavam a Terra Santa recebem tradicionalmente números no caso das expedições oficiais ou nomesCruzadas popular Cruzada de Crianças para indicar a composição social diferente de outras.
 
As Cruzadas não se resumem apenas em um fenômeno religioso do governo ocidental ela é um conjunto de acontecimentos abstrusos que só ganham sentido quando arriscamos mostrar dentro do quadro do feudalismo, neles surgiram às crises sociais, a aceleração da transformação estrutural, acontecimentoshistóricos muito endinheirados em relação à religião, a economia a política a arte o direito a geografia a batalha à navegação e etc.

Hilário Franco Júnior, As Cruzadas

No texto As Cruzadas, o autor, Hilário Franco Júnior, faz sua introdução com o significado de cruzadas. O termo, que não era usado no seu contexto histórico, passa por esse nome apenas em meados do século XIII. Cruzada é umaexpedição militar, deriva do fato de seus participantes considerarem-se “soldados de Cristo” “marcados pelo sinal da cruz” e bordarem uma cruz em sua roupa.
Ainda em sua introdução, o autor coloca sua explicação do que foram as cruzadas. As cruzadas foi um combate legitimado pela igreja contra aqueles desfavoráveis a Cristandade. Aos seus combates, a igreja lhes garantiam privilégios espirituais emateriais. Privilégios esses como, o perdão dos pecados, no qual pecado e crime era a mesma coisa. Também durante as cruzadas, o pagamento de juros poderia ser feito apenas na volta.
O número de cruzadas acontecidas é muito difícil de serem ditas com precisão, pois não há documentação que prove isso. Nas cruzadas estavam participantes não combatentes como, mercadores, artesãos, mulheres e crianças. Aproporção entre guerreiros e não combatentes era grande. Não ultrapassava em cada cruzada de seus 10000 combatentes.
No que diz respeito ao primeiro capitulo, Franco Júnior dispõe as motivações materiais que causaram as cruzadas. O feudalismo caracterizou-se pela fragmentação do poder central, pelas tentativas fracassadas de reunificação do Ocidente. A desorganização que se seguira à queda doImpério Romano e a insegurança provocada pelas invasões germânicas pediam uma nova estrutura. Assim, organizava- se uma nova sociedade, uma distancia entre elite clerical e guerreira e a classe camponesa. Apenas a aristocracia era possuidora de terras, e esse proprietário deveria ser um guerreiro das cruzadas. Só quem tivesse recursos econômicos poderia ser guerreiro devido aos grandes gastos como...
tracking img