Fim da uniao sovietica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"  O fim da União Soviética e a Formação da CEI   -   Rússia, Ucrânia e Belarus, as três repúblicas mais importantes da extinta União Soviética, fundaram a CEI, que posteriormente passou a grupar doze das quinze ex-repúblicas soviéticas . 

   Em 1991, após a desagregação da União Soviética, a Federação Russa iniciou esforços para a criação da CEI. Para a Federação Russa era essencial manterrelações com as outras repúblicas independentes, tanto por interesses militares (pois parte do arsenal nuclear e da frota da extinta União Soviética ficou em território da nações agora independentes) como por questões energéticas (para manter o fornecimento constante dos oleodutos e gasodutos que atravessam várias dessas repúblicas). Essa busca pela hegemonia sobre as antigas repúblicas soviéticasgerou diversos conflitos entre os pró-russos e os pró-europeus. 

                 O Que É a CEI ? 
   A CEI é uma organização confederativa que visa manter a unidade e a soberania dos Estados-membros, com certa autonomia política e econômica. Parte de  seus membros localiza-se na Europa e parte, na Ásia. As ex-repúblicas soviéticas Estônia, Letônia e Lituânia não aderiram à CEI. Após sedeclararem independentes, elas iniciaram um processo de integração à União Europeia, concluído em 2004. 

                 Socialismo e Reforma Agrária 
   A reforma agrária realizada a partir de 1917 pelo regime socialista incluiu a coletivização das propriedades agrícolas, colocando-as sob o controle dos governos. Criaram-se, assim, cooperativas de propriedades privadas (denominadas kolkhoses naRússia) e fazendas coletivas altamente mecanizadas e gerenciadas diretamente pelo governo (chamadas de sovkhoses na URSS) para controlar toda a produção agrícola e aumentar o excedente do setor. 
   Esse sistema ganhou força quando se intensificaram as rivalidades entre os blocos socialista e capitalista. As economias socialistas passaram a ver no controle total do setor agrícola e industrial umapossibilidade de se tornarem autossuficientes e deixar de depender do comércio com países capitalistas. 
  Com a desagregação da União Soviética,  esse sistema foi praticamente abolido. As propriedades agrícolas foram privatizadas, tal como em outras áreas da economia. 
   Para aprimoramento das relações comerciais, os países do bloco oriental haviam criado um acordo chamado Comecom (Conselho deAssistência Econômica Mútua). Ele também foi desfeito no começo da década de 1990, após a  desagregação da União Soviética.   "
  
GEOGRAFIA Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com
Fonte :   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 9º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007  .  
Postado por Newton Almeida às 21:30 0 comentários 
Enviar pore-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
TERÇA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2012
Ex - Repúblicas Soviéticas
      "  A Modernização das Ex-Repúblicas Soviéticas

    Os países da  extinta União  Soviética não  estavam preparados para o cenário econômico e tecnológico mundial do  final do século XX, principalmente no que se refere às tecnologias deinformação. 
   No final da década de 1980, a economia planificada mostrou que não poderia persistir. A ex-URSS havia realizado investimentos pesados nas indústrias de bens de produção  e na indústria bélica no período  da Guerra Fria, porém não investira na indústria de bens de consumo. Isso gerou uma carência  de produtos básicos, como alimentos e produtos  de higiene. As populações enfrentavam longasfilas, às vezes sob temperaturas abaixo de  zero, para  adquirir produtos de primeira necessidade (figura abaixo). Bens de consumo, habituais nos países ocidentais, ficavam restritos a uma pequena elite dominante ou  só podem ser comprados no  mercado paralelo. Embora fosse garantido o mínimo vital para os cidadãos, muitos sentiam-se insatisfeitos com o modelo econômico. 

            Figura...
tracking img