As cruzadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS CRUZADAS

Edney José De Oliveira
Prof. Acácio Lopes de Amarante
Centro Universitário Leonardo Da Vinci-UNIASSELVI
Teologia (TEO0101/2)-História da Igreja Antiga à Contemporânea
16/09/09

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de relatar os diferentes pontos de vista de ocidentais e orientais em relação as cruzadas ocorridas na idade média. O fato é que este movimento que teveinicio em 1095 contribuiu para uma guerra que na visão dos cristão libertaria de vez a Europa oriental e a terra santa do Islã, já para o lado Árabe foi um ato de intolerância de bárbaros fanáticos que queriam destruir suas civilizações. É claro que a principal motivação foi a fé acompanhada do espírito de aventura e interesses comerciais em terras mulçumanas.

Palavra-chave:Nobreza;Cruzadas;Conquista

1 INTRODUÇÃO

A população da Europa Medieval possuía mentalidade profundamente religiosa, vivia ligados a superstições e profecias que anunciava o fim do mundo. Para ( Mondoni,2006) Os medievais acreditavam que os problemas que estavam acontecendo eram causados pela ocupação do túmulo de cristo (O Santo Sepulcro na Terra Santa, ou Jerusalém) pelos mulçumanos. Portanto, emsuas mentalidades, a solução para seus problemas era acabar com o poder islâmico sobre a região. Alem disso , a igreja pregava aos fiéis que se lutassem contra a ocupação da terra santa estariam fazendo a vontade de Deus e conquistando um lugar no paraíso. Observou-se que este tipo de comportamento mostra que a igreja em relação as cruzadas já vendia a idéia que ela era a ponte entre os homens eDeus, ou seja substituindo assim o sacrifício de Cristo na Cruz.

As cruzadas representavam vantagens para a nobreza secundogênita, uma vez que apenas o primogênito teriam direito de herança sobre as terras e os bens da família. Assim os movimentos cruzadistas davam a estes nobres a chance de possuir terras, motivando-os a lutar contra os “ infiéis “. A explosão demográfica foi outrofator para que ocorressem as expedições. A necessidade de obter terras para diminuir a pressão populacional na Europa foi decisiva para o inicio do movimento. Alem disso, a igreja queria diminuir a violência que era comum na idade média e estava presente em festas e banquetes com o intuito de divertir. Para isso, o clero decidiu utilizar esta violência para causas mais “úteis” neste caso expulsar osmulçumanos de Jerusalém. Ainda segundo(Mondoni,2006) os europeus tinha interesse também nos produtos orientais: especiarias(pimenta,cravo,canela, etc.), tecidos, jóias, etc.

Nos relatos acima verificou-se um contexto ocidental de um conflito histórico que marcou o inicio de uma sangrenta batalha é claro que como em toda guerra os resultados foram desastrosos e os objetivos ocidentaispor parte da igreja, ficaram longe de ser alcançados, sua importância ficou restrita ao descobrimento e desbravamento de novas terras.

2 CRUZADAS

Segundo relata (Oliveira,1984)algumas dessas cruzadas foram marcantes a começar pela primeira, convocada na França pelo papa Urbano II. Teve inicio efetivamente com a partida rumo a Jerusalém em 1906. Obtiveram sucesso, conquistaram aTerra Santa e o principado da Antioquia, e os condados de Trípoli e Edessa, ficando estes praticamente independentes do rei de Jerusalém. Os expedicionários fundaram vários estados no oriente conhecidos então, pela denominação de Outremer, ou seja, “Além mar”. Esses estados estavam organizados segundos os padrões feudais. A segunda cruzada foi estimulada por São Bernardo, em vista da retomada,pelos islâmicos da cidade de Edessa. O fracasso só não foi maior, porque Lisboa acabou sendo conquistadas dos mulçumanos pelos soldados cruzados que saíram de Flandres e Inglaterra em direção a Palestina. O resultado ali obtido foi de suma importância para a formação do reino de Portugal. Fora isto a segunda cruzada foi um fracasso pois não tinha o mesmo calor ardente da primeira e sofreram uma...
tracking img