Aporte teoricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aportes teóricos

A reflexão aqui apresentada resulta dos conteúdos estudados no curso de Pedagogia, voltado à Educação Básica e o presente relatório de estágio estará direcionado ao módulo daEducação Infantil.
A seguir farei uma breve descrição sobre as teorias de Jean Piaget que através de seus estudos deu origem a teoria dos estágios, em que distinguiu quatro como essenciais aodesenvolvimento humano desde o nascimento até a fase adulta.
Esses estágios são: sensório-motor, pré-operacional (fase do pensamento simbólico, fase do pensamento intuitivo), fase das operações concretas edas operações formais.
O primeiro estágio, sensório-motor, ocorre do nascimento da criança até os dois anos de idade. Através de seus movimentos e da sensibilidade à criança nas suas atividades iráperceber o mundo e diferenciar-se dele.
O segundo estágio é o pré-operacional e caracteriza-se pela fase do pensamento simbólico, em que a criança pode imitar alguém ou algum objeto em situaçãodiferente da original e sem nenhum modelo presente; depois, passa a brincar de forma simbólica, imaginando determinada situação e agindo como se ela estivesse acontecendo realmente. Nessa fase surge a fala.Ainda no estágio pré-operatório, há a fase do pensamento intuitivo, em que suas deduções são intuitivas baseadas nas observações.
O desenvolvimento mental da criança nesta fase, segundo (Piaget,1975) pode ser sensivelmente estimulado através dos jogos. O jogo de complexidade relativa oportuniza a troca de ideias entre crianças que trabalham em conjunto ou, se a criança trabalha sozinha,estimula o pensamento dela consigo mesma. E se pensar é dialogar consigo mesmo, o jogo possibilita o diálogo, o intermedia e o instiga. Há um movimento complexo do pensamento da ação do sujeito, coordenadopor uma linha de pensamento, em choque com a lógica do jogo e do desafio.
O terceiro estágio, designado fase das operações concretas acontece dos sete aos doze anos de idade e tem como principal...
tracking img