As asas do desejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCO BRUNO DE MATOS SERRA AUTOR DO TRABALHO

RECENSÃO DO FILME « AS ASAS DO DESEJO » DE WIM WENDERS

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SANTARÉM

CURSO DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA (PÓS-LABORAL)

1º ANO – HISTÓRIA DOS MEDIA ANO LECTIVO 2011-2012

PROFESSOR LUIS VIDIGAL

SANTARÉM, 30 DE NOVEMBRO DE 2011

Recensão do filme “As Asas do Desejo”A - Apresentação
1 - O Filme 1.1-Título e Realizador As Asas do Desejo (Der Himmel ünder Berlin), 1987 de Wim Wenders.

1.2-Ficha Técnica Género: Drama; duração 130 minutos, ano de lançamento 1987; estúdio: Argos Films / Road Movies Filmproduktion / Westdeutscher Rundfunk; Produção: Anatole Dauman e Wim Wenders; Música: Jürgen Knieper; Director de Fotografia: Henri Alekan; Guardaroupa: MonikaJacobs; Argumento: Peter Handke e Wim Wenders; Actores: Bruno Ganz (Damiel), Solveig Dommartin (Marion), Otto Sander (Cassiel), Curt Bois (Homer), Peter Falk (Peter Falk), Hans Martin Stier (Homem à beira da morte), Sigurd Rachman (Suicida), Beatrice Manowski (Prostituta), Lajos Kovács (Técnico de Marion) Bruno Rosaz (Palhaço).

1.3-Curiosidades sobre a produção do filme Sobre a produção dofilme pode-se dizer que quando vemos o filme do ponto de vista dos anjos, vemos o filme a preto e branco, tendo essas sequências sido filmadas com um filtro único feito a partir de uma meia que pertencia à avó do cineasta Henri Alekan. Quando vemos o filme sobre o ponto de vista dos Humanos é utilizada a cor. Wim Wenders, o realizador, aparece no filme, como um membro da equipa de um filme. Nick Cavefaz uma pequena participação, acompanhado de sua banda The Bad Seeds, quando ocorre o encontro entre Damiel e Marion, ao som da canção From Here to Eternity. Wim Wenders contou ao jornal Berliner Zeitung que uma sequência "…do outro lado do Muro…", na então Alemanha oriental, "…foi filmada por um fotógrafo de Berlim Oriental. Não pudemos colocar o nome dele nos créditos, pois ele tinha feito asimagens escondido e entregando-as de forma secreta …” O nome do Circo, “Alekan” foi dado em homenagem ao Director de fotografia Henri Alekan.

Página 1 de 8 Marco Bruno Serra - 110236001

Recensão do filme “As Asas do Desejo”

2 - Contextualização 2.1- Que lugar o filme ocupa na obra do realizador. As Asas do Desejo, foi realizado em 1987 entre o aclamado Paris-Texas, 1984, o menos conhecidoTokio-Ga, 1985, (documentário sobre o cinema de Yasuhito Ozu, cineasta Japonês) e o filme Notas sobre Roupas e Cidades, 1989, documentário sobre o trabalho do estilista japonês, Yohji Yamamoto. Vencedor de vários prémios internacionais como o de melhor realizador em Cannes 1987 e FELIX - Prémio de filme Europeu em 1988, de entre outros. As Asas do Desejo, marca o regresso de Wim Wenders à Alemanhae mais concretamente a Berlim após uma incursão por Hollywood e em que, apesar de se ter tornado parte da indústria cinematográfica sempre procurou fazer um cinema de autor, o que inclusive lhe valeu o rótulo de ingénuo. Os críticos dividem-se em considerar Paris-Texas, ou este, As Asas do Desejo como a sua grande obra-prima, mas de uma coisa não há dúvida, este filme é um dos mais belos epoéticos filmes europeus dos anos 80 e um dos mais pessoais de Wim Wenders.

2.2-Principais características formais Wim Wenders filma uma Berlim no pós-guerra, uma Berlim feita de imagens recortadas, tira-lhes a cor, dá-lhes novos contextos. Produz cenários feitos de concreto, mostra os vazios, ruinas, pessoas, que acabam por ser os actores reais naquela cidade. São ainda filmadas cenas que mostram umamalgama de imagens, vozes e musicas, construindo um conjunto de analogias, pois não só passam uma informação objectiva, como levam o espectador a dilatar o entendimento do que vêm e consequentemente levando à possibilidade do espectador fazer uma outra, ou outras leituras interpretativas das cenas metafóricas que o filme apresenta. Mais do que como um simples cenário, o realizador transforma a...
tracking img