As abordagens nas esferas sociais no contexto da realidade brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL – BACHARELADO

MARCELO FERREIRA DA SILVA


















AS ABORDAGENS NAS ESFERAS SOCIAIS NO CONTEXTO DA REALIDADE BRASILEIRA

















ITAPURANGA
2012
MARCELO FERREIRA DA SILVA



















AS ABORDAGENS NAS ESFERAS SOCIAIS NO CONTEXTO DA REALIDADE BRASILEIRATrabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para aquisição de conceito a disciplina de Atividades Interdisciplinares, referente ao 5º semestre de 2012.


Orientadores: Edna Braun, Jossan Bastitute, Rodrigo Eduardo Zambon.ITAPURANGA
2012

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO.....................................................................................................03


AÇÃO DO CONSELHO TUTELAR NA GARANTIA DOS DITEITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.......................................................................05


O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS.................................................08POLÍTICA SOCIAL DO IDOSO ...........................................................................10


CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................12


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................14


















INTRODUÇÃO


Para analisar políticaspúblicas de superação da pobreza e vulnerabilidade, é necessário partir do significado desse fenômeno, de sua abrangência, do exame das manifestações ou configurações para daí discutir as conseqüências e os constrangimentos que tal realidade coloca para o desempenho eficaz da ação pública e governamental, para o desenho de políticas de intervenção que sejam, além de eficazes, sustentáveis dos pontosde vista econômico, social, técnico-institucional, cultural.
Este trabalho está organizado da seguinte forma: na primeira e segunda parte são apresentadas as linhas gerais o resultado da análise sobre a atuação do Conselho Tutelar que passa por problemas e dificuldades, sendo que este procura amenizar a situações problemáticas, mas ainda encontra obstáculos a serem vencidos e que precisamser analisados os fatores que causam tal ação, bem como a escola Estadual Joaquim Teodoro de Souza, que lida com alunos portadores de deficiência e o como atua os profissionais nesta instância, ambas localizadas no município de Heitoraí-Goiás. Já o terceiro aborda a situação dos idosos no Brasil e a compreensão dos processos e realidades específicas contemporâneas inseridas nas modalidadesmencionadas e suas implicações para o marco institucional de políticas.
Na abordagem sobre Criança e Adolescente e o Sistema de Garantia de Direitos vem apresentar a forma e a diversidade de órgãos que tratam da proteção destes indivíduos. Demonstrou-se a importância de se avaliar a postura em relação ao este grupo social no qual se encontram envolvidos, direta ou indiretamente, e a abster-seda tentativa de pôr no outro a culpa pela pobreza, violência ou algum possível conflito ou insucesso em qualquer circunstância.
Sendo assim, a busca dos princípios basilares da boa aplicação da legislação na vida diária desses menores visa alcançar o pleno direito e conscientiza-los de seus deveres e no sistema de garantia de direitos que são propiciadores da criação e desenvolvimentodos instrumentos e mecanismos efetivos aptos à sua aplicação prática.
Efetividade do direito à Educação da criança e do adolescente depende da consciência e da ação dos pais ou do responsável. Depende, também, da atuação da escola, encarregada do processo educativo em todos os seus aspectos, contanto com profissionais qualificados e ofertando a devida qualificação para dar suporte aos...
tracking img