As 7 ferramentas da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Fábio Neves da Silva
Gestão Empresarial
5º Semestre

São Paulo
2012
1 INTRODUÇÃO
A questão da qualidade tem recebido atenção especial há muitos anos e atualmente ela está ficando cada vez mais em evidência, devido às leis, ás normas reguladoras (ISO 9001) e a exigência dos próprios consumidores que procuram sempre produtos com maior qualidade.
De fatoa qualidade é uma fator chave para o sucesso de uma empresa, pois além de aprimorar processos e gerar lucros, ela cria um bom conceito á empresa que é gerida sob essa ideologia diante de seus fornecedores e consumidores. Para Ishikawa, "Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que seja econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor".
Opresente estudo irá abordar métodos de controle de qualidade utilizados nas empresas, os quais estudiosos desenvolveram para que a implementação da qualidade ocorra com sucesso. Esses métodos são chamados de “As Sete Ferramentas da Qualidade”.

2 CONCEITO
As sete ferramentas da qualidade são técnicas estatísticas utilizadas para definir, analisar e propor soluções para problemas que possaminterferir no bom desempenho dos processos de trabalho.
A estatística tem um papel importantíssimo na gerencia de qualidade, pois não há dois produtos iguais ou dois serviços prestados exatamente da mesma maneira, havendo então uma variação e nesse caso é preciso que essas variações sejam processadas e avaliadas da maneira correta. A estatística oferece um suporte adequado para coleta e análise dessesdados
Essas ferramentas foram concebidas a partir da década de 50, baseadas em conceitos e práticas existentes. Essas práticas são utilizadas em sistemas de gestão, sendo que a grande maioria dos problemas (ao menos 95% segundo Ishikawa) poderiam ser resolvidos por essas ferramentas. O mesmo Ishikawa é autor de uma das ferramentas e é responsável por reuni-las e organizá-las para aperfeiçoar oControle de Qualidade Industrial na década de 60.
As técnicas são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (ou Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histrograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle. A seguir, serão analisadas mais a fundo cada uma das sete ferramentas da qualidade.

2.1 FLUXOGRAMA
O fluxograma nada mais é do que um resumo ilustrativo das operações de umprocesso, apresentando etapa por etapa.
O fluxograma oferece uma visualização fácil de cada etapa do processo sequencialmente, sendo muito útil em identificar os pontos que necessitam de maior atenção da equipe de trabalho. É dividida basicamente em entrada, processo e saída. Segue abaixo exemplo:

Essa técnica tem como vantagens:
* Permite visão global do processo;
* Ao elaborar umfluxograma, se ganha maiores conhecimentos dos processos;
Desvantagem:
* Não é padronizado, cada empresa faz seu próprio fluxograma a sua maneira;
2.2 DIAGRAMA ISHIKAWA OU ESPINHA-DE-PEIXE
É uma representação gráfica que tem por finalidade explorar todas as causas possíveis de uma condição ou um problema e direcionar sua busca. Foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa da Universidade de Tóquio, foiutilizado inicialmente para explicar a um grupo de engenheiros de uma empresa como vários fatores podem ser ordenados e relacionados.
Ex:

Vantagens:
* É uma ferramenta estruturada, que exibe os itens a serem verificados para que se possam identificar as causas;
* Permite uma ampla visualização de todas as variáveis que interferem no processo, identificando assim, as não conformidades.Desvantagens:
* Limita a solução de um problema por aplicação;
* Não apresenta quadro evolutivo ou histórico.

2.3 FOLHA DE VERIFICAÇÃO
A folha de verificação é um formulário organizado utilizado para facilitar a coleta e análise de dados. Nela se registram os dados a serem verificados, fazendo com que a pessoa que analise tenha uma percepção real e rápida da situação, ajudando a...
tracking img