Artrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de formação técnica em enfermagem Drª Valquiria Saturnino

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

Petrolina – PE
2012

Turma b2

ARTROLOGIA

Petrolina – PE
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. CLASSIFICAÇÃO DAS ARTICULAÇÕES 5
3. ARTICULAÇÕES FIBROSAS OU SINARTROSES 5
3.1 SUTURAS 5
3.2 SINDESMOSES 6
3.3 GONFOSES 7
4. ARTICULAÇÕES CARTILAGÍNEAS (ANFIARTROSE) 7
4.1 SÍNFESES 7
4.2SINCONDROSES 8
5. ARTICULAÇÕES SINOVIAIS 9
6. TIPOS DE ARTICULAÇÕES SINOVIAIS 9
6.1 ESFERÓIDEA OU ENARTOSES 9
6.2 SELAR 10
6.3 GÍNGLIMO 10
6. 4 TROCOÍDEA 11
6.5 CONDILAR 11
6.6 PLANA 11
7. MOVIMENTOS NAS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS 12
8. MOVIMENTOS ANGULARES 12
8.1 FLEXÃO 12
8.2 EXTENSÃO 12
8.3 DORSIFLEXÃO 13
8.4 ABDUÇÃO 13
8.5 ADUÇÃO 14
9. MOVIMENTOS CIRCULARES 14
9.1 ROTAÇÃO 14
9.2CIRCUNDUÇÃO 15
10. MOVIMENTOS ESPECIAIS 16
11. CONCLUSÃO 17
12. BIBLIOGRAFIA 17

1. INTRODUÇÃO

A artrologia é a ciência que estuda os mecanismos de ação e os elementos constituintes das articulações.
Os ossos unem se uns aos outros para construir o esqueleto, esta união não tem apenas a finalidade exclusiva de colocar os ossos em contato, mas também a permitir mobilidade. Esta conexãoexistente entre os ossos e as cartilagens é chamada de articulações.

2. CLASSIFICAÇÃO DAS ARTICULAÇÕES

As articulações do corpo são agrupadas por sua estrutura em três categorias principais.

1. Articulações fibrosas. Nas articulações fibrosas, os ossos que se articulam são unidos através de tecido conjuntivo fibroso. Nestas articulações faltam as cavidades articulares.
2. Articulaçõescartilagíneas. Nas articulações cartilagíneas, os ossos que se articulam são úmidos através de cartilagem. Nestas articulações também faltam às cavidades articulares.
3. Articulações sinoviais. Nas articulações sinoviais, as partes d ossos que se articulam estão cobertas com cartilagem, e geralmente são auxiliadas por ligamentos que lhe dão suporte. Estas articulações se distinguem pelo liquidoque preenche as cavidades articulares.

Uma classificação funcional das articulações se baseia no grau de movimento permitido pela articulação. Utilizando este critério de classificação, os três tipos de articulações são os seguintes:

1. Sinartroses. Articulações imóveis.
2. Anfiartroses. Articulações ligeiramente móveis.
3. Diartroses. Articulações livremente móveis.

3.ARTICULAÇÕES FIBROSAS OU SINARTROSES

Como o nome sugere, As articulações fibrosas incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos por tecido conjuntivo fibroso também conhecido como ligamento sutural. Há três tipos principais de articulações fibrosas: Suturas, Sindesmoses e gonfoses, dependendo em parte do comprimento das fibras de tecido conjuntivo que mantém os ossos unidos.

3.1SUTURAS

As suturas são apenas encontradas no crânio, são caracterizadas por uma fina camada de tecido conjuntivo denso e irregular que une os ossos que se articulam. As suturas se forma a partir dos 18 meses de idade e substituem os flexíveis fontículos do crânio de uma criança.
Podemos distinguir os diferentes tipos de suturas pela forma da margem articular de cada osso. A sutura serrátilé aquela na qual as bordas dos ossos que se unem apresentam irregularidades que se encaixam entre si de maneira serrada.

Na sutura plana a borda dos ossos que se articulam dispõe-se de forma retilínea. Exemplo: sutura entre os ossos nasais (sutura internasal)

Na sutura escamosa as bordas dos ossos são escamadas, de tal maneira que uma borda cobre a outra em forma deescama. Exemplos: Articulação entre a parte escamosa temporal e a parte pariental.

Na sutura esquindilese Também chamada de cunha e sulco por assim se apresentarem às superfícies ósseas, por exemplo, esfenóide e vômer.

3.2 SINDESMOSES

Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio. Na verdade, a Nomenclatura Anatômica só registra...
tracking img