Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PERSPECTIVAS DE QUALIDADE SOBRE O ATENDIMENTO PRESTADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO SOCIAL EM GOIOXIM (PR)

Joseane Gutelvil
gutelvil_jo@hotmail.com
Pós-Graduanda do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas.
Professor Orientador: Adnilson José da Silva
Depto. de Pedagogia

Resumo: Esse artigo apresenta perspectivas de qualidade sobre o atendimento prestado pelaSecretaria Municipal de Promoção Social de Goioxim (PR), aferidas junto aos usuários através de questionário simples que identifica os seus perfis e suas impressões sobre o trabalho prestado na referida secretaria. A importância desse estudo está no fato de demonstrar a importância de se contar com a avaliação dos usuários no processo de qualificação dos órgãos públicos e de seus colaboradores.Utilizou-se metodologia em que os usuários participaram como respondentes e a partir da tabulação de suas respostas se obteve quadro quantitativos e descrição qualitativa referentes a secretaria. Fontes bibliográficas foram utilizadas para suporte conceitual.

Palavras- chave: qualidade, setor público, promoção social.

ABSTRACT
This article presents quality perspective about the careprovided by the Secretariat municipal social advancement of Goioxim (PR), measured from users through simple questionnaire that identifies their profiles and their impressions
worked in the Secretariat. The importance of this study is to demonstrate the importance of the evaluation of users in the process of qualification of public bodies and their collaborators. Used-if methodology where usersparticipated as respondents and from their replies tab has both quantitative and qualitative description framework for the Secretariat. Sources were used for conceptual support.

Keywords: quality, public sector, social promotion.

Introdução

O bom atendimento ao publico deve ser uma preocupação prioritária de todo órgão oficial, e isso geralmente se obtém através de ações como a avaliaçãoda própria experiência a organização interna e a formação de pessoal. A respeito dessa formação, é unânime a defesa de que ela resulta em colaboradores que ajudam a identificar onde há problemas e apontam como, de fato, os trabalhos prestados podem atender às necessidades da população. Entende-se, portanto, que uma das capacidades capitais para o aprimoramento das organizações e dos serviços queprestam, sobretudo no setor público, é a de avaliar os processos internos.
A avaliação dos processos internos permite uma melhor organização e eficiência. Todavia, a avaliação pode ser feita de várias maneiras, seguindo diferentes princípios e metodologias. No caso dos órgãos públicos, é mais legítimo e fiel aos propósitos das organizações que as avaliações sejam realizadas com a participaçãodos usuários, posto que neles estão as necessidades e as percepções de seu atendimento. Assim, com linguagem e instrumentos adequados, se consegue nos próprios usuários dos serviços públicos importantes aliados no processo de constante qualificação desses mesmos serviços e de seus prestadores.
Esse artigo resulta de uma experiência de avaliação, que foi elaborada e efetivada para os finsdesse estudo, que teve como objeto os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Promoção Social do município de Goioxim, localizado no Centro-Oeste do Paraná.
Buscando, de maneira geral, demonstrar como a participação dos usuários é importante para a avaliação de órgãos públicos, esse trabalho se orientou pelos objetivos de levantar junto à população usuária o seu grau de contentamentocom os serviços e com a estrutura da Secretaria Municipal de Promoção Social de Goioxim. Para tanto, foi elaborado um questionário com linguagem simples, o qual foi apresentado indistintamente a pessoas da comunidade goioxiense para que atribuíssem notas a itens básicos da mencionada secretaria. Os dados, compilados, subsidiam o trabalho de gestores e de colaboradores para o aprimoramento do...
tracking img