Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO
Artigo científico é o trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores e tem comoobjetivo principal comunicar com clareza e coerência ideias e informações sobre um assunto pesquisado. O texto de um artigo é a apresentação de um estudo de forma completa, inclusive pode ser oTrabalho de Conclusão de Curso de especialização. O artigo pode ser publicado em revistas ou periódicos especializados, assim como, sua formatação pode variar conforme a instituição na qual será publicado.Em geral, é produção de 40 páginas ou menos. Pode ser resultado de sínteses de trabalhos maiores ou elaborados em número de três ou quatro, em substituição às teses e dissertações; sãodesenvolvidos, nesses casos, sob a assistência de um orientador acadêmico. São submetidos às comissões e conselhos editoriais dos periódicos, que avaliam sua qualidade e decidem sobre sua relevância e adequaçãoao veículo.
Os artigos podem ser divididos em:
A) Artigo de Periódico: São trabalhos técnico-científicos, escritos por um ou mais autores, com a finalidade de divulgar a síntese analítica deestudos e resultados de pesquisas. Formam a parte principal em periódicos especializados e devem seguir as normas editoriais do período a que se destinam. Os artigos podem ser de dois tipos:
1.Originais: Quando apresentam abordagens ou assuntos inéditos;
2. De revisão: quando abordam, analisam ou resumem informações já publicadas.
B) Artigo de Revisão: são conhecidos como “reviwes” edividem-se em dois tipos fundamentais:
1. Revisão Anual: Contendo a descrição ampla das contribuições da literatura em determinada área de estudo;
2. Revisão seletiva: Critica e analítica comenfoque em um problema científico particular e sua solução.
C) Relato de Caso Clínico: É um importante meio de disseminação do conhecimento referente aos aspectos clínico-patológicos de um tema...
tracking img