Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE BORGES DE MENDONÇA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FACULDADE BORGES DE MENDONÇA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CLÁUDIA REGINA DE AGUIAR

CRESCIMENTO X PRODUTIVIDADE: O CASO DO BRASIL

FLORIANÓPOLIS-SC
2012
FACULDADE BORGES DE MENDONÇA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FACULDADE BORGES DE MENDONÇA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CRESCIMENTO X PRODUTIVIDADE: O CASO DO BRASIL

AGUIAR,Cláudia Regina de
JEVAUX, Daniel Duarte

RESUMO



Palavras-Chave:

ABSTRACT

Keywords:

1 INTRODUÇÃO

Objetivo geral
O objetivo geral deste trabalho é apresentar a relação entre o crescimento econômico e a produtividade no Brasil e seus impactos na economia nacional atualmente.

Objetivo específico
a) Levantar o referencial teórico acerca do tema;
b) Analisar arelação entre Crescimento econômico e a produtividade;
c) Apresentar informações úteis aos economistas e aos usuários que possuem interesse acerca do assunto abordado no estudo.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste capítulo, é apresentada a fundamentação teórica necessária para o desenvolvimento deste estudo, definindo Crescimento Econômico, produtividade, a relação entre os dois assuntos e a formapela qual eles se apresentam atualmente no cenário Brasileiro.

2.1 Crescimento Econômico

Até algumas décadas atrás, o crescimento econômico era avaliado somente pelo método quantitativo, pelo índice gerado pela divisão do Produto Interno Bruto (PIB) do país, pelo total de sua população. Porém atualmente alguns estudiosos, afirmam que para obter-se um índice mais confiável é necessário avaliaro crescimento econômico, também pela sua capacidade qualitativa de gerar riquezas e outros fatores que fazem parte desse contexto, como a cultura, a origem e a história do país, já que o crescimento do país eleva o nível de vida da população.
Na visão de Sandroni (2005) Crescimento Econômico é o aumento da produção de bens e serviços. E a soma do valor de todos esses bens e serviços é denominadaPIB, ou Produto Interno Bruto.
Para Rossetti (2002), o crescimento econômico se dá:
Em termos quantitativos, quando se expande a disponibilidade de bens e serviços finais por habitante. Se o esforço social de produção da população economicamente ativa, coadjuvado pelo emprego dos demais fatores de produção, resultar na disponibilidade expandida de bens e serviços de consumo ou de produção,estabelecem-se as condições do crescimento continuado da economia como um todo.
Dessa forma, constata-se que o crescimento econômico de um país indica um aumento quantitativo da produção, que consequentemente gera o enriquecimento do país e eleva o nível de vida. O PIB é o indicador, utilizado para medir e avaliar, quanto o país produziu em bens e serviços num determinado período.
Blanchard (2007,p.22) define o PIB como o valor dos bens e serviços finais produzidos na economia, mais a soma das rendas e valores adicionados na economia em um dado período.

2.2 Produtividade

Segundo Severiano (1999) Produtividade é a relação entre o volume de produção e o volume de recursos utilizados para obter esta produção, sendo que para mensurar a produtividade é preciso medir a eficiência doprocesso produtivo.
Já o conceito de produtividade apresentado por Diorio (1980) está associado à noção de eficácia. É a economia dos meios de produção na busca de um determinado objetivo, é uma combinação da eficácia e da eficiência. Desse modo, é o alcance de resultados com a melhor utilização possível dos recursos.
Para Galves (2004) produtividade é, pois, uma relação entre a quantidade dosfatores, ou fator, usado na produção e a quantidade de produto obtido. Uma alta produtividade significa um máximo de produtos com um mínimo de fatores.

2.3 Crescimento Econômico X Produtividade

O crescimento econômico é o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita....
tracking img