Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2012
FACULDADE ITECNE CASCAVEL

ROSEMERI ROCHA

O AUMENTO SIGNIFICATIVO DO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM PESSOAS MAIORES DE 60NOS

O AUMENTO SIGNIFICATIVO DO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM PESSOAS MAIORES DE 60NOS

ROCHA, Rosemeri¹

Resumo: O presente trabalho tem como meta, viabilizar informações acerca da temática proposta, cuja questão central é o uso de drogas lícitas eilícitas, bem como, substâncias que geram dependência química em pessoas acima de 60 anos. Idosos são os maiores consumidores de prescrições e medicamentos vendidos sem receita médica. Constatou-se que o uso concomitante de álcool, é o mais comum nessa faixa etária. As mudanças fisiológicas que acompanham o processo de envelhecimento influenciam as concentrações de medicamentos em seu metabolismo,de forma que a interação de outras drogas com o álcool pode influenciar negativamente a capacidade funcional, bem como a habilidade psicomotora e cognitiva (incluindo atenção e memória) dos idosos. Este artigo argumenta a partir das pesquisas realizadas, que o maior problema enfrentado em todas as regiões do país com idosos dependentes, é o uso abusivo do álcool, bem como as consequências etranstornos decorrentes deste vício. Contudo, é o abandono familiar, sentimento de rejeição e indignidade que favorecem cada vez mais a destruição do dependente, uma vez que se torna um peso para sociedade, é visto como um problema que precisa ser combatido severamente.
Palavras-chave: Álcool; Drogas; Terceira Idade; Sociedade.

INTRODUÇÃO

Há muito pouco acerca do consumo de álcool e drogasentre os idosos na literatura internacional e no Brasil. O presente estudo buscou diversas fontes sobre o tema, com o intuito investigar os fatores de risco para o uso nocivo de álcool e drogas entre idosos, os transtornos psiquiátricos mais associados (comorbidades) e os métodos diagnósticos e de tratamentos disponíveis nas redes de atendimento.
Faz-se necessário definir a palavra “drogas”.Entendem-se assim produtos químicos psicotrópicos ou psicoativos, de origem natural ou de laboratório, que produzem efeitos sentidos como prazerosos, sobre o cérebro e o sistema nervoso central. Esses por sua vez, resultam em alterações na mente, no corpo e na conduta.
A dependência de álcool droga mais popular, atinge 12% dos adultos brasileiros e responde por 90% das mortes associadas ao uso de outrasdrogas. Ou seja, o álcool mata muito mais do que as drogas ilícitas. Apesar de ser uma doença sem cura, o alcoolismo pode ser totalmente controlado. O Brasil tem milhares de instituições de ajuda ao usuário de álcool com problemas. Elas atuam com prevenção, tratamento e ações de redução de danos.  
O modelo de prevenção mais comum é a educação afetiva. Nessa abordagem, valorizar a auto-estima dopaciente ensiná-lo a controlar sua ansiedade e ajudá-lo a recuperar a capacidade de decidir e se relacionar é mais útil do que enfatizar as consequências negativas do abuso de álcool. Nesse sentido, as palestras são ferramentas educativas importantes, pois trazem informações e funcionam como um espaço reservado à reflexão. 
Quando o abuso de álcool se torna um problema que interfere na dinâmicafamiliar, na participação social e nas atividades de trabalho, o tratamento indicado ainda é o voluntário, sendo que na maioria dos casos é o que surte maiores resultados.
Contudo, o presente artigo constituiu-se de maneira a abordar o trajeto até atingir a sociedade contemporânea, a história do álcool, por se tratar da maior causa de dependência entre idosos, bem como suas consequências físicase psicológicas. Apresentar a realidade brasileira acerca das drogas, e por fim, apresentar de maneira sucinta o que diz a Legislação Brasileira e expor políticas e programas que visam enfrentar e combater as drogas no país.

1. AS DROGAS NA SOCIEDADE MODERNA

Antigamente, tais usos faziam parte de hábitos sociais e ajudavam a integrara as pessoas na comunidade, através de cerimônias,...
tracking img