Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* -------------------------------------------------
ARTIGO
MOBILIZAÇÃO NEURAL - Novo conceito manipulativo
Mr. Toby Hall
e-mail: info@manualconcepts.com
________________________________________________________________________________
Embora há mais de um século se saiba que lombalgias, lombociatalgias, cervicalgias e cervicobraquialgias, entre outras desordens músculo-esqueléticasapresentam origem neural, somente nos últimos vinte anos a Fisioterapia começou a se interessar mais profundamente na busca de tratamentos eficazes para esses distúrbios. Até então o foco de atenção era centrado no atendimento de pacientes com condições neurológicas provocadas por danos cerebrais, como o AVC, ou em lesados medulares ou com traumatismo craniano Esse interesse teve início em 1997 com ofisioterapeuta australiano, Dr. Robert Elvey, ao iniciar o desenvolvimento de pesquisas em relação aos problemas neurais. Quem relata esse quadro é o Dr. Toby Hall, fisioterapeuta também australiano (e também de Perth), que foi um dos discípulos de Elvey e, depois, trabalhou com ele por cerca de dez anos pesquisando alternativas de tratamento para pacientes com distúrbios neurais, até chegarem aoconceito de mobilização neural. 
Diretor da Manual Concepts, uma empresa criada e desenvolvida por ele e pelo também australiano e fisioterapeuta, Dr. Kim Robinson, para a realização de cursos e workshops clínicos sobre esses conceitos, o Dr. Toby Hall reside em Perth, no oeste do país, com habilitação como fisioterapeuta na Austrália, na Nova Zelândia e no Reino Unido. Ele é membro da United KingdomManipulation Association of Chartered Physiotherapists desde 1990 e da Manipulative Physiotherapists Association Austráliae da Australian Physiotherapy Association desde 1992. É também membro da Mulligan Concept Teachers Association desde 1993 e professor adjunto da Curtin University, em Perth. Graduou-se em Fisioterapia em1985 na Inglaterra e possui mestrado pela Universidade de Curtin em 1996,quando apresentou tese sobre a eficácia da fisioterapia manipulativa para o tratamento de distúrbios cérvico-braquiais. O Dr. Toby Hall já esteve no Brasil por várias vezes e, em sua mais recente visita, no início de 2004, foi entrevistado pela revista O COFFITO. 
“No fundo, o conceito de mobilização neural é bastante simples”, garante o Dr. Hall. “Estamos abordando o sistema nervoso periférico,basicamente as raízes nervosas, até a sua enervação na periferia. O paciente pode apresentar dois tipos de problemas neurais. O primeiro é quando o nervo é danificado por compressão ou por um trauma direto, provocando até uma secção. A compressão é o problema menos comum do que a secção. O que mais observamos é a inflamação neural, trazendo como conseqüência a neurite”, relata o Dr. Hall. 
“Estainflamação pode ter várias origens. Uma delas, por microtraumas repetitivos. Um exemplo típico é uma pessoa que trabalha por longos períodos de tempo com computador, com uma postura inadequada em sua estação de trabalho com má ergonomia, provocando dores nos braços ou na região cervical. Ocorrerá uma inflamação das raízes nervosas, que acabam desenvolvendo um processo inflamatório. O nervo setorna muito sensível e se a pessoa fizer qualquer tipo de alongamento, ele será muito dolorido e irá agravar o problema”. 
O Dr. Toby Hall fez uma pesquisa com um número representativo de pacientes com dores crônicas nos ombros e observou que um terço das dores tinham origem neural.“Analisando pacientes que encontramos no Brasil, notamos que também um terço deles apresentava quadros de origem neural.É por isso que o fisioterapeuta brasileiro, como de qualquer outro lugar do mundo, precisa saber diagnosticar e tratar o problema neural corretamente”. 
O Dr. Hall enfatiza a necessidade de o fisioterapeuta efetuar o diagnóstico funcional. “As condições desse paciente poderão ser melhoradas precocemente se esse paciente for tratado de forma apropriada. Se não for elaborado um diagnóstico...
tracking img