Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LIDERANÇA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O MELHOR DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES

José Fernando Vasconcelos Santos
José Reginaldo Andrade

RESUMO:
Através do levantamento bibliográfico e da análise dos dados, pode-se constatar que há influência dos estilos de liderança na gestão organizacional, pois se constatou que os líderes que não consultam sua equipe e que apresentam dificuldades em secomunicar possuem como característica predominante o estilo autoritário coercitivo, enquanto os líderes com bom relacionamento interpessoal tendem a serem participativos na tomada de decisões. Neste contexto, pode-se inferir que, conforme o estilo de liderança predominante existe uma variação na forma com que se administra a organização.


Palavras Chave: Liderança; Tipos de liderança; GestãoOrganizacional

1 INTRODUÇÃO
A história da Administração é recente. Ela se desenvolveu com impressionante lentidão, apesar de vivemos em uma sociedade pluralista de organizações, na qual a maior parte das obrigações é a produção de bens e serviços é confiada a organizações como indústrias, universidades , escolas, hospitais, comércios, comunicações, serviços públicos, que precisam seradministradas para serem eficientes e eficazes. Nos idos do Século 19, a sociedade era diferente. As organizações eram poucas e pequenas: minúsculas oficinas, artesões independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos, como médicos, advogados e artistas que trabalhavam por conta própria, o lavrador, o armazém da esquina. Embora o trabalho sempre tenha existido na história da humanidade, asorganizações e sua administração formam um capítulo recente.
As organizações são constituídas de muitas pessoas que trabalham juntas, atuando em diferentes atividades e em diferentes níveis organizacionais. Muitas dessas pessoas ocupam posições nos diversos níveis administrativos como diretores, gerentes ou supervisores para cuidar do trabalho de outras pessoas, tornando-se, assim, responsáveis pelaatividade conjunta de vários indivíduos. Chiavenato (2006)
Neste contexto, o presente trabalho traz a intenção de investigar: Como a liderança favorece ao melhor desempenho nas Organizações? A partir deste problema, surge a necessidade de levantar o seguinte objetivo geral: Apresentar as formas de liderança que estimulam os colaboradores ao melhor desempenho em suas tarefas. Com este, há a necessidadede estudar os seguintes objetivos específicos: Apresentar o conceito de liderança; Levantar os tipos de liderança; Mostrar a importância de liderar no contexto atual das organizações.
2 CONTEXTO HISTÓRICO ADMINISTRATIVO
A administração recebeu forte influência da Filosofia desde a antiguidade. De acordo com Chiavenato (2006) Confúcio (551 a.C – 479 a.C) ressaltava a importância do méritopessoal. E este tem por base o conhecimento. A capacidade e a excelência moral é que habilitam uma pessoa a ser um líder, e não o seu nascimento ou família. As idéias de Confúcio foram adotadas por Shih Huang-Ti, que substituiu o sistema feudal chinês, em que o poder e a força militar dependiam da família do imperados, por um sistema baseado no mérito para alcançar posições mais elevadas na hierarquia.Além disso, Confúcio adotava o principio da reciprocidade: tratar os outros como se gostaria de ser tratado.
Platão (429 a.C -347 a.C), outro filósofo grego, mostra em sua obra A República, a forma democrática de administração dos negócios públicos. Em outra obra, Política, ressalta que a responsabilidade fundamental dos políticos os administradores da polis, a cidade é promover a felicidade doscidadãos. Chiavenato (2006)
Ao longo dos séculos, os princípios da administração pública passaram das instituições dos estados (Atenas, Roma etc.) para as instituições da Igreja Católica e da organização militar, a organização militar influenciou as teorias da Administração. Há 2.500 anos, Sun Tzu, general e filósofo chinês. Onde a Disciplina é o requisito básico da organização militar. Na...
tracking img