Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
igoDo que trata a pesquisa?
* A pesquisa trata de um estudo realizado nas escolas do Distrito Federal a fim de tentar encontrar o foco da violência nestes estabelecimentos.
Por que esta foi realizada?
* Ela foi realizada para dar uma maior visão aos pesquisadores, aos professores e até mesmo aos alunos, que são os “objetos” de estudo, sobre a gravidade da violência nas escolas e comonem as escolas particulares estão de fora dessa realidade.
Como foi feita e/ou realizada?
* Foram separados grupos focais que seguiram um roteiro de questões para discussão e registro de observações do comportamento dos estudantes em caderno de campo
Os resultados são explicativos, devidamente justificados e relevantes?
* Os resultados desta pesquisa são autoexplicativos ecorresponderam ao que era esperado: a origem da violência nas escolas públicas e particulares.
Título: A Violência na ótica de alunos adolescentes do Distrito Federal.
* Título breve e bem objetivo, descreve em poucas palavras o tema central da pesquisa.
Resumo
* Objetivos claros: Sim e podem ser vistos já no começo do texto.
“Esta pesquisa exploratória teve como objetivo captar as percepções deadolescentes matriculados em estabelecimentos educacionais do Distrito Federal sobre as violências nas escolas e nas comunidades. ”
* Descreve brevemente os métodos e procedimentos experimentais? Sim, porém há menções sobre o roteiro de questões citado na metodologia.
“Para tanto foi utilizada a técnica de grupos focais.”
* Resume os principais resultados? Sim, como pode ser visto abaixo:“Os resultados indicam que, embora se confirme a presença de violências nas escolas públicas e particulares, cada uma é tratada de modo diferente, as primeiras apoiando-se, em parte, no trabalho da polícia, e as últimas mantendo controle preventivo de pessoas e seus movimentos. ”
* Emite comentários sobre as conclusões mais importantes? Sim, há um resumo breve sobre as conclusões.
“Asconclusões remetem às teorias sociológicas conflituais da Sociologia da Educação e ao seu maior poder explicativo. Enfatizam a necessidade de a escola considerar as sociedades dos adolescentes e o seu protagonismo e dinamismo próprios, abrindo os olhos para as mudanças dentro de si e ao seu redor.”
Introdução
Sentença ou parágrafo com a exposição do problema:
“Este trabalho constitui um dos frutosde tal projeto na área da investigação. Embora exista pelo menos um alentado estudo sobre a juventude no Distrito Federal (Waiselfisz et al., 1998), esta pesquisa, de caráter exploratório, analisou as percepções sobre as violências - dentro e fora dos estabelecimentos de ensino -, de adolescentes matriculados em escolas públicas e particulares, inclusive confessionais, do Plano Piloto de Brasília ede cidades satélites. Esta aproximação, e ao mesmo tempo este recorte da realidade, chamam a atenção para a seriedade dos problemas e sugerem algumas alternativas.”
Bibliografia atual: Sim, há referencias bibliográficas que vão de 1967 ha 2005, sendo a maioria entre 2001 e 2005.
Citações que comprovam o estudo: não há menção de registros do estudo.
Citações com resultados contrários aosesperados: não.
* A pesquisa é importante para mensurar a violência nas escolas, o que não é privilégio somente das escolas públicas pois esta violência também está presente nas escolas particulares, porém de maneira mais controlada. Esta pesquisa beneficia o corpo docente das escolas e também o discente, pois mostra boa parte da raiz do problema que vem crescendo de maneira exponencial.Metodologia:
* A metodologia empregada (roteiro comum de questões para discussão e registro de observações em caderno de campo) teve como objetivo captar a visão de jovens e adolescentes sobre a violência tão freqüente em escolas.
* Não há o número concreto de participantes, há somente o número de grupos e escolas participantes da pesquisa nem foi feita uma análise estatística:
“Os grupos se...
tracking img