Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Heranças Sanguíneas – ABO 1
PROFº: RINALDO BARRAL Frente: 01 Aula: 11
GE070507 PE / ES / CN

Sistema ABO de grupos sanguíneos
a espécie humana existem quatro grupos sanguíneos do sistema ABO - A, B, AB e O -, relacionados à presença de certos antígenos na membrana dos glóbulos vermelhos. Pessoas do grupo A apresentam um antígeno chamado de aglutinogênio A (geno = que gera); as do grupo B, oantígeno aglutinogênio B; as do grupo AB apresentam os dois antígenos; e as do grupo O não apresentam nem A nem B. Esses antígenos são glicoproteínas e sua presença é controlada por uma série de três genes alelos localizados no par do cromossomo 9. O gene A ou IA determina a formação do aglutinogênio A; o gene B ou IB determina a formação do aglutinogênio B; o gene O ou i não forma essas substâncias (aletra I vem de isoaglutinação, que é a aglutinação ocorrida na trans fusão de sangue de indivíduos da mesma espécie). Os genes IA e IB são dominantes em relação a i. Por isso pessoas de genótipo IAIA e IAi apresentam o aglutinogênio A e pessoas de genótipos IBIB e IBi o aglutinogênio B. Os indivíduos ii não possuem nem um nem o outro aglutinogênio. Entre os genes IA e IB há co-dominância; assim,cada um fornece o seu efeito e aparecem as duas substâncias. Plasma Além dos aglutinogênios nas hemácias, podem ser Genótipo Grupo Hemácia (aglutininas) encontrados no plasma anticorpos contra esses aglutinogênios, chamados de aglutininas. O termo aglutinina é usado para IAIA (AA) indicar que esses anticorpos provocam a aglutinação das A IAi (AO) hemácias. Desse modo, os anticorpos impedem que ashemácias ou outros organismos invasores se espalhem no organismo, auxiliando no processo de fagocitose pelos glóbulos. IBIB (BB) B A formação dos anticorpos começa logo após o IBi (BO) nascimento por causa da contaminação natural por bactérias que possuem glicoproteínas semelhantes aos aglutinogênios A e B. Assim, o organismo de uma criança do grupo A produz IAIB (AB) AB nenhuma aglutininas anti-B(ou β ). Ao nascer, uma criança do grupo B já possui aglutinogênio B na hemácia e, pelo mesmo processo, produz aglutinina anti-A (ou α ). Crianças do grupo O formam as O ii (OO) duas aglutininas, uma vez que os dois antígenos bacterianos (A e B) são estranhos ao seu patrimônio químico. Crianças do grupo AB (com os dois antígenos) não estranham a presença dos antígenos bacterianos e não formamaglutininas.

N

Teste para determinar o grupo sanguíneo
O teste para saber a que grupo sanguíneo uma pessoa pertence é feito com uma pequena amostra de sangue colhida do dedo da mão. Duas gotas de sangue são colocadas uma em cada extremidade da lâmina de microscopia e adiciona-se a uma gota soro com aglutinina anti-A e à outra soro anti-B (o soro é a parte líquida do sangue, obtida após acoagulação). Misturando o soro com a gota de sangue, pode-se ver quando há aglutinação das hemácias do sangue que está sendo analisado. Se elas tiverem os dois aglutinogênios (sangue AB), a aglutinação ocorrerá nas duas extremidades da lâmina, ou seja, onde houver soro anti-A (portador de aglutinina anti-A) e soro Os quatro grupos do sistema ABO, suas características e anti-B (portador de aglutinina anti-B).Se nas hemácias houver um exemplo de aglutinação. apenas aglutinogênio A (sangue A), ocorrerá aglutinação no soro anti-A. Se apresentarem apenas aglutinogênio B (sangue B), ocorrerá aglutinação no soro anti-B. Se não houver aglutinação em nenhuma das extremidades da lâmina, as hemácias na" possuem os aglutinogênios e o sangue é do tipo O.

Acidentes nas transfusões
Se o sangue de um indivíduo dogrupo A for doado a um indivíduo do grupo B, as hemácias A do doador serão aglutinadas pelas aglutininas anti-A do plasma do receptor. Os aglomerados de hemácias obstruem pequenos vasos sanguíneos e causam problemas circulatórios. Algum tempo depois, essas hemácias são destruídas por glóbulos brancos e liberam a hemoglobina e outros produtos no plasma. Com isso, pode ocorrer desde uma pequena...
tracking img