Artigo traduzido- - mecanismos moleculares da toxicidade do fluoreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo 1 - Mecanismos moleculares da toxicidade do fluoreto
Resumo
Na metade do século XX, o fluoreto despertou o interesse de toxicologistas devido a seus efeitos nocivos em concentrações elevadas nas populações humanas que sofrem de fluorose e “in vivo” em modelos experimentais. Até a década de 90, a toxidade do fluoreto foi ignorada devido a sua boa reputação para a prevenção de cáries pormeio de aplicação tópica e em pastas de dentes. Contudo, na última década, o interesse nos seus efeitos indesejáveis ressurgiu devido a consciência que este elemento interage com o sistema celular, mesmo em baixas doses. Nos últimos anos, diversas investigações demostraram que o fluoreto pode induzir o estresse oxidativo e modular a homeostase redox intracelular, peroxidação lipídica e oconteúdo/teor/capacidade da carbonila proteica, bem como alterar expressões genicas e causar apoptose. Genes modulados pelo fluoreto incluem aqueles relacionados à resposta ao estresse, enzimas metabólicas, o ciclo celular, comunicação entre células e transdução de sinal.
O primeiro propósito dessa analise é examinar recentes descobertas do nosso grupo e outras que incidem sobre os mecanismos moleculares daação do flúor inorgânico em diversos processos celulares com relação a potenciais implicações fisiológicas e toxicológicas. Esta análise apresenta uma visão geral da pesquisa atual dos aspectos moleculares da exposição ao flúor com ênfase em alvos biológicos e seus possíveis mecanismos de envolvimento na citotoxicidade de flúor. A meta dessa análise é melhorar a compreensão dos mecanismos pelosquais o flúor afeta células, com ênfase em tecidos específicos dos seres humanos.
Introdução
O íon fluoreto é derivado do elemento flúor, um gás que nunca se encontra em um estado livre na natureza. O fluoreto é abundante no meio-ambiente e existe sómente em combinação com outros elementos, como os componentes do fluoreto, que são constituintes de minerais em rochas e no solo. Portanto, ofluoreto e comumente associado com uma atividade vulcânica.
Fontes de fluoreto incluem flúor natural em alimentos e água, i.e, água fluoretada (geralmente 1.0mg/l), suplementos de flúor (tais como comprimidos de fluoreto), dentifrícios fluoretados (contendo, em média, 1000mg/kg), e gel de fluoreto aplicado profissionalmente (contendo, em média, 5000mg/kg). A principal fonte de fluoreto para humanos é aingestão de água subterrânea contaminada por fontes geológicas (concentrações máximas chegando 30-50mg/L). O nível de fluoreto contaminado depende da natureza das rochas e da ocorrencia de minerais portadores de fluoreto em águas subterrâneas. As concentrações de fluoreto na água são limitadas pela solubilidade da fluorita, de modo que, na ausência de cálcio dissolvido, maior solubilidade de flúordeve ser esperada na água subterrânea com áreas onde os minerais portadores de fluoreto são comuns e vice-versa.
Ingestão excessiva de flúor durante um longo período de tempo pode causar um problema grave de saúde pública chamada fluorose, que é caracterizado por manchas dentais e manifestações ósseas, tais como deformações incapacitantes, osteoporose e osteoesclerose. Fluorose endêmica é agoraconhecido por ser de âmbito global, ocorrendo em todos os continentes e afetando milhões de pessoas.
Em algumas regiões, fluoretos artificiais usados para fluoretar o abastecimento de água da comunidade, incluem compostos silicofluoretados (sódio silicofluoretado e ácido fluorsilícico) e fluoreto de sódio (NaF). Em ph neutro, silicofluoretos é dissociado para ácido sílico, ion fluoreto, efluoreto de hidrogenio. A vantagem principal associada com a suplementação de flúor está ligado ao potencial de reduzir o risco de cáries dentárias devido aos efeitos cariostáticos do fluoreto. Mesmo no passado, o flúor foi considerado um elemento essencial. Na verdade, existe uma falta de consenso em relação ao papel do fluoreto na nutrição humana e no desenvolvimento e crescimento ideais.
Riscos...
tracking img