Cmt (california mastitis test)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CMT é a abreviação de "California Mastitis Test" que é considerado um dos testes mais simples e eficazes para o diagnóstico da mastite bovina.
Princípio do CMT
É considerado um dos testes maissimples e eficazes para o diagnóstico da mastite bovina.
O reagente do CMT destrói os glóbulos brancos (leucócitos) existentes no leite e coagula sua proteína.
Ao misturarmos o reagente ao leite,conforme a quantidade de glóbulos brancos existentes variará o grau de coagulação.
De acordo com este grau, verifica-se o estado da infecção. A maior vantagem que o CMT-FATEC oferece é a de se poderdiagnosticar facilmente a mastite subclínica que embora não apresente nenhum sintoma, afeta a qualidade do leite.
O leite fresco proveniente de animal sadio apresenta geralmente pH entre 6 e 6,7. Exclui-sedessa norma os casos de leite das chamadas vacas secas e o colostro.
Pela variação da coloração do leite com a adição do reagente de CMT e pela verificação do pH pode-se determinar o estado dainfecção. CMT é o método mais simples e econômico, mundialmente conhecido, para diagnóstico da mastite. Existiam alguns inconvenientes para seu manuseio que o jogo CMT solucionou. Agora o diagnóstico podeser obtido com grande facilidade através de resultados uniformes e eficientes. O CMT é um teste indispensável na pecuária leiteira.
Método:
Mistura-se o leite com o reagente, homogeneíza-se e faz-sea leitura após 10 segundos. De acordo com a quantidade de células somáticas do leite, forma-se um gel, de espessura variada. Se a quantidade de células somáticas é baixa, não forma gel, o resultado énegativo. De acordo com a espessura do gel, o resultado é dado em escores, que variam de traços (leve formação de gel) a + (fracamente positivo), ++ (reação positiva) e +++ (reação fortementepositiva).
Determinação:
(1) Verificar separadamente o grau de coagulação e a coloração.
(2) A coagulação obtida representa o número de glóbulos brancos presentes no leite.

Aparência | Determinação...
tracking img