Artigo tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO






Alimentador de Petes automatizado

Processos de soldagem








Pedro Rafael Ribeiro R.A.: 10800262 9º Semestre Turma A

Introdução

O projeto apresentado tem como função conciliar o controle e a automação com o desenvolvimento de um sistema de alimentador de pets, envolvendo conceitos práticos eteóricos abordados no curso de Engenharia de Controle e Automação. Trata-se do desenvolvimento de um equipamento que fará alimentação de cães e gatos automaticamente através de um acionamento remoto via SMS, basicamente o projeto foi dividido em três partes, mecânica, elétrica e eletrônica cada aluno do grupo ficou responsável por uma parte. Com a parte mecânica ficou o aluno Pedro Rafael responsávelpela estrutura do alimentador, elaboração da rosca sem fim e montagem geral do equipamento. O João Paulo ficou com a parte elétrica e será responsável pela ligação dos motores, sensores e o CLP. Com a parte eletrônica ficou o Icaro Morais que fará a montagem na placa de comunicação remota (DTMF). O alimentador irá funcionar da seguinte forma, haverá um reservatório onde ficará a ração, oacionamento para liberação da ração será feito através de comunicação remota (DTMF), com o acionamento, uma rosca sem fim conectada no fundo do reservatório libera a ração, a mesma só será liberada caso o sensor de presença não esteja acionado. Antes de cada novo ciclo será descartado a ração que sobrar na tigela através de uma válvula borboleta. Na elaboração do projeto na parte mecânica surgiu anecessidade e também a curiosidade de saber qual material será usado na construção da estrutura do alimentador e o processo de soldagem, esse artigo esclarecesse quais são os principais tipos de processos de soldagem e como são realizados.

Descrição

Na parte mecânica do projeto o grupo irá utilizar soldas para montagem da estrutura metálica do alimentados então tivemos a necessidade de conhecerquais são os processos de soldagem. Soldagem é o processo de união entre duas partes metálicas, usando uma fonte de calor com ou sem aplicação de calor. A solda é o resultado desse processo, existem três grandes grupos de processos dedicados à união dos materiais que são soldagem, brasagem e solda branda. Na soldagem, a união dos materiais é realizada através da fusão dos materiais em intimo contato,pela fusão e adição de outro material fundido ou, ainda, simplesmente, por contato destes materiais nas fases sólida ou semi-sólida. Em geral, a soldagem provoca maior distorção no material base e normalmente não é utilizada sobre cerâmicos. A grande área de atuação da soldagem inclui os metais e suas ligas, devendo-se este fato à sua grande versatilidade e economia, além das excelentespropriedades mecânicas que as uniões assim obtidas apresentam.
Os processos de soldagem, assim como outros processos de união de materiais, devem preencher, no mínimo, os seguintes requisitos:

• Fornecer energia para realizar a união (por fusão, pressão, difusão, etc.);
• Possuir mecanismos para remover contaminação das superfícies a serem unidas;
• Prevenir a contaminação atmosférica ou seus efeitos;• Permitir que os mecanismos e fenômeno envolvidos sejam controlados.

Há necessidade, portanto, que o controle da atmosfera seja correlacionado com o processo, sendo que os processos de soldagem podem ser definidos parcialmente pela origem da energia utilizada ou inter-relacionados com técnicas conexas. As fontes de energia empregadas nos processos de soldagem são: mecânica, química, elétricae radiante.
• Fonte Mecânica: o calor é gerado por atrito, por ondas de choque ou por deformação plástica do material.
• Fonte Química: o calor é gerado por reações químicas exotérmicas. Exemplo: a queima de um combustível (chama) ou a reação de oxidação do alumínio.
• Fonte Elétrica: o calor é gerado pela passagem de corrente elétrica ou com a formação de um arco elétrico.
• Fonte...
tracking img