Artigo sobre marketing eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO DA EMPRESA EXECUTE COMPUTADORES: ESTRATÉGIAS DO E-MARKETING REPERCUTINDO NAS VENDAS E NA MARCA.
Mayara Rodrigues
Priscila Portella
Vanessa Sabrine Ramos

RESUMO
O desenvolvimento e a expansão das telecomunicações, especialmente a popularização cada vez maior da rede mundial de computadores como um meio de comunicação em massa, tem feito as empresas repensarem a forma deconduzir seus negócios. São muitos princípios envolvidos quando se opta pela utilização de meios eletrônicos como ferramentas que conduzem a realização de marketing e de vendas. O presente artigo aborda os princípios utilizados no e-marketing e no e-commerce bem como as estratégias de divulgação envolvidas neste processo. A relevância do trabalho é demonstrar as vantagens para a empresa de seutilizar o marketing e comércio eletrônicos, quais as principais estratégias online que podem ser utilizadas e como isto pode repercutir em seus negócios.

1. INTRODUÇÃO
Segundo a literatura revisada, o marketing eletrônico pode ser entendido como a utilização da tecnologia para realização de marketing. Tal estratégia conheceu uma enorme expansão com a evolução da Internet e da World Wide Web, oque possibilitou às empresas repensarem a forma de ver a atividade comercial, principalmente em relação aos mercados e concorrentes, que se tornaram globais.
Apesar da profusão de inovações tecnológicas terem sido uma grande alavanca para o marketing eletrônico, é importante se observar também a questão da acessibilidade. A Internet hoje, se torna cada vez mais acessível para os diversos tiposde hardwares. Há uma enorme disponibilidade no mercado dos mais variados tipos de dispositivos móveis que podem acessar a rede. São celulares, smartphones, tablets, dentre vários outros (TURCHI, 2012). As pessoas estão cada vez mais “antenadas” e conectadas às mais diversas aplicações e serviços que a Internet disponibiliza. O resultado para as empresas de toda esta portabilidade promovida poressa gama de equipamentos foi tornar o seu processo de vendas também mais versátil, a começar pelo marketing.
Segundo o site Internet World States (2012), o Brasil possui cerca de 81,8 milhões de internautas, o que corresponde a pouco mais de 42% de toda a população. Dados da Info.exame (2012), em 2011 foram gastos 18,7 bilhões de reais só em compras online. Estamos na era da rapidez, daportabilidade e, sobretudo da comunicação, as marcas que estão fora do mundo da informação eletrônica traduzida pela rede mundial de computadores, parecem estar fadadas ao anonimato e ao esquecimento.
O objetivo deste trabalho é discutir sobre o marketing e o comércio por meios eletrônicos dentro das empresas. Para isso será feito um estudo das estratégias de divulgação com a finalidade de mostrarquais tecnologias às empresas podem se valer para divulgação da marca para alavancar o comércio eletrônico e se manter firme em seu mercado, além de poder ampliar seu público através da Internet. Para a realização deste estudo, foi de a fundamental importância a contribuição da empresa Execute Computadores, que tornou possível o estudo de caso e o melhor entendimento dos processos de divulgação nodia-a-dia da organização.

2. MARKETING ELETRÔNICO
O marketing eletrônico ou e-marketing é o tipo de marketing, onde as técnicas tornam-se aplicáveis através da tecnologia. A utilização do e-marketing tem sido uma alternativa competitiva de diferenciação para as organizações. Diante do concorrido cenário do mercado, é necessário que as empresas revejam suas estratégias especialmente relativasao marketing. Utilizar o meio eletrônico é uma estratégia que tem sido o carro chefe para algumas empresas que aumentaram de forma substancial suas vendas através dessa técnica.
As vendas através da Internet tornaram as empresas bem mais próximas de seu público-alvo, pois de maneira geral os clientes vão à procura dos produtos e serviços que desejam. O tempo e espaço não são problemas para a...
tracking img