Artigo rede sem fio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
wIRELESS –

Transição do QUADRO ethernet para 802.11

RODRIGO PEREIRA DE PAIVA

Faculdade de Tecnologia Senac Goiás

Goiânia/Goiás – Brasil




Resumo

Rede sem fio é uma tecnologia de comunicação que não usa um meio físico sólido para a transmissão de informação, ou seja, a transmissão da informação é feita através de ondas eletromagnéticas que se propagam pelo ar. Devido a isso asua procura se torna cada vez mais crescente para fins de diminuir recursos e para facilitar o acesso. Vê-se nessa situação a importância de estudar os quadros do padrão 802.11 e levantar dados para disponibilizar mais recurso para se ter uma maior eficiência na tecnologia de rede sem fio.


Palavras-chave:
Rede sem fio, quadro


Abstract

Wireless networking is a communicationtechnology that not uses a solid physical medium for transmitting information, so the the transmission of information is carried by electromagnetic waves that propagate through the air. Because of this the search becomes increasingly growing for the purpose of decreasing resources and to facilitate access. We see this situation the importance of studying the pictures of the 802.11 standard and collect datato provide more resources to have greater efficiency in this technology.

Keywords: wireless, frame
[pic]




Introdução

Desde 1901 já tinha demonstrações do uso da rede sem fio como em telégrafos e também na década de 80, em campus de universidades americanas [2]. Essa tecnologia esta cada vez mais presente em edifícios de escritório, aeroportos e outros lugares a mais, têm alcançadomais adeptos pelo fato de trazer mais mobilidade e economia para usuários e empresas, onde para se conectar não tem a necessidade de estar preso a um cabo, reduzindo assim o custo com o mesmo, e disponibilizando expansão de locais de acesso. Dentre as vantagens que podemos citar sobre essa tecnologia são: mobilidade, facilidade de expansão, acesso a qualquer tempo, redução de custos e redução dotempo de instalação. E referente às desvantagens podemos mencionar a interferência com outros aparelhos pelo fato de não ter uma faixa de freqüência licenciada, as diferenciações de temperatura influenciam na cobertura e no sinal, falta de segurança, onde existe a possibilidade de interceptação dos dados e da comunicação e também a baixa velocidade e confiabilidade.

Então na rede sem fio ouwireless (wlan) os computadores e seus dispositivos de rede se comunicam sem a necessidade do uso de cabos [1]. Os meios utilizados para essa ligação são: ondas eletromagnéticas, usando o ar como meio físico, comunicação via infravermelho, onde as taxas de transmissão são inferiores as redes cabeadas e etc. Um demonstrativo de uma rede sem fio pode ser visto conforme figura abaixo.


[pic]Figura de uma rede sem fio

As redes sem fio são diferenciadas de acordo com o espaço geográfico que ocupam, onde são classificadas da seguinte forma:
• WPAN- redes pessoais sem fio;
• WLAN – redes de área local sem fio;
• WWAN – redes sem fio de grande extensão.

Com o avanço da comunicação e para atender a real necessidade dos usuários as empresas investiram em melhoria dessa tecnologiaseguindo as regras criadas pelo IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineeronde) ou Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, que lançou o padrão 802.11. Este padrão opera na camada física que é semelhante a do padrão OSI, porém a camada de Enlace de dados se divide em duas, que são a camada MAC (Controle Médio de Acesso) que tem as seguintes funções: controlar o aceso aomeio, implementar mecanismos de gerenciamento e determinar quem será o próximo a transmitir; e acima dela a camada de Controle de enlace lógico (LLC) que tem a função de ocultar as diferentes variações do padrão 802, fornecendo um único formato e uma única interface com a camada de rede. Abaixo exemplo do padrão 802.11.



[pic]

Figura do modelo OSI no padrão ethernet x padrão 802.11
Fonte:...
tracking img