Aferimento da gasolina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Petróleo é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, que possui uma combinação complexa de hidrocarbonetos. Serve como base para a fabricação dos maisvariados produtos, dentre os quais destacam-se: polímeros plásticos, óleo diesel, gasolina e entre outros.
Esta experiência tem como principal elemento a gasolina, ela é composta de 7 a 11 carbonos emcada cadeia. A gasolina é utilizada em todo mundo, principalmente como fonte de energia para carros e motos.
Existe um porém, por ser cara, os postos de combustíveis adulteram a composição desta, é achamada gasolina adulterada, que é caracterizada pela adição irregular de qualquer substância, sem recolhimento de impostos, com vistas a obtenção de lucro.
No Brasil costuma-se adicionar álcoolna gasolina e foi isto que verificamos neste experimento, se um posto de combustível qualquer está com a gasolina adulterada, ou seja, se o teor de álcool esta maior do que o previsto na lei.OBJETIVO
Determinar a porcentagem de álcool na gasolina. Sabe-se que o teor de álcool na gasolina determinado por normatizaçãoestabelecida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) é, no máximo, de 25%.

MATERIAL

1- Proveta de 50ml
2- Pissete com água destilada
3- Bastão devidro
4- Gasolina de 3 lugares diferentes (G1,G2,G3)



PROCEDIMENTO
Adicionamos 15ml de gasolina comum numa proveta de 50ml, em seguida, rapidamente,completamos o volume até 30ml com água destilada. Tampamos a proveta com força, com auxílio da palma da mão. Tomamos cuidado para não espirrar e perder o líquido, invertemos a proveta 3 vezes e agitamospara promover a mistura dos líquidos. Mantemos em repouso até a separação completa das duas fases e registramos o volume de cada uma.


1) Com base no aspecto das soluções de gasolina antes e após...
tracking img