Artigo politica iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: O artigo fala sobre a chamada teoria das elites, a partir dos pensamentos de seus precursores, os italianos Pareto e Mosca e o alemão Michels, teoria científica política que surgiu com forte carga polêmica antidemocrática e anti-socialista, que refletia o grande temor das classes dirigentes dos países onde conflitos sociais eram ou estavam para se tornar mais intensos.

PALAVRAS-CHAVES: democracia; teoria das elites; desigualdade política.

Introdução
O interesse elitista esta em demonstrar que a história é repetitiva: onde há uma saga de conflitos, onde o que não são levados em conta os ideais, mas a força e astúcia, e que as chamadas revoluções não são mais do que substituição de uma classe dirigente por outra; e que as massas são apenas um exército de manobra da novaclasse política em ascensão. A Teoria das Elites foi plasmada no pensamento de Gaetano Mosca com sua doutrina da classe política; Vilfredo Pareto com sua teoria da "circulação das elites" e Robert Michels com sua concepção da "lei de ferro da oligarquia". É a partir dessas visões vou apresenta-la. A teoria elitista de desenvolveu pela especial relação mantida entre as elites politicas e oestado.
Pareto e Mosca são autores da escola italiana de elite dominante que surgiu no contexto histórico caracterizado pelo insucesso da prática da democracia burguesa. Escola que nos permite avançar que os mesmos se firmam numa doutrina política que se por um lado visa criticamente os pressupostos ideológicos da democracia parlamentar (burguesa) por outro, refuta o marxismo.
Em sua teoria sobrea elite Pareto diz que em todas as esferas, em todas as áreas de ação humana, existem indivíduos que se destacam dos demais, por seus dons, por suas qualidades, portanto a desigualdade é natural, fruto dos diferentes talentos seria impossível eliminá-la. Eles compõem uma minoria distinta do restante da população-uma elite.
Em sua teoria Pareto diz que a elite se define através das habilidades decada um de seus integrantes. O termo elite não será atribuído apenas a um grupo aristocrático e sim a qualquer grupo que se destaque o mais habilidoso em sua atividade especifica: Pareto esclarece diferenças fundamentais, presentes na sociedade, ao tratar as muitas elites como se fossem idênticas. Em síntese as desigualdades entre os indivíduos contribuem diretamente para o surgimento das elites.Pareto introduz uma distinção que é essencial no seio da elite que é a que separa a elite governante que é a que exerce o poder de todo o resto que é a elite não governante, a existência na minoria que tem o governo é pra ele uma constante universal de todas as sociedades humanas.
Outra constante da teoria de Pareto é a teoria da circulação das elites onde ele elabora ateoria do equilíbrio social que faz o estudo das diversas classes politicas que tem dois polos: os políticos que usam a força (os leões) e o as que usam a astúcia (as raposas).Essa dinâmica é de suma importância segundo ele para que o governo apresente um bom desempenho teria a necessidade tanto da astúcia quanto da disposição para o uso da força, ou seja a elite governante deve possuir indivíduoscaracterizados por raposas que seria os indivíduos da classe I os leões os indivíduos da classe II.
Pareto era convicto que existia superioridade das elites econômicas, para ele as desigualdades na sociedade faziam parte de uma ordem natural das coisas. Por sua intransigência da defesa da dominação das elites, e também por ser crítico a qualquer regime socialista é apontado comoideólogo percursor do fascismo. Não obstante, ele nunca aderiu formalmente ao regime fascista italiano.
Gaetano Mosca foi quem estabeleceu os pressupostos do elitismo, para ele os aspectos de todos os organismos era que havia duas classes de pessoas, uma que era mais e a outra que era menos numerosa, sendo que a minoria dominava a maioria. O que distinguia uma da outra era a organização...
tracking img