Artigo pierce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
. Artigo Pierce

Peirce sempre foi um estudioso da língua e achou na natureza a inspiração para sua teoria e ideias, a autora descreve as categorias de Peirce segundo o estudioso, o serhumano tem percepções muito além do que se pensa, ele explica isso com suas teorias que detalha toda ação do individuo. Pearce acreditava, também, que o universo estava em expansão. E que talcrescimento continuo estava na mente do homem, visto que o pensamento humano gera produtos concretos, capazes de afetar e transformar materialmente o universo. E que por mais rigoroso e sistemático seja.Isso nos dá uma ideia de que sua concepção da ciência e da filosofia são processos que amadurecem gradualmente. Produto da mente coletiva. Em seguida, a autora explica a estruturação do sistema aqual Pierce encaixou a semiótica, e ressalta a importância da compreensão dos símbolos e de suas categorias. Temos:
.
-Primeiridade: Trata-se do pensamento no presente imediato; e novo; iniciante,original, espontâneo e livre; precede toda síntese e toda diferenciação. Não pode ser articuladamente pensado; afirme-o e ele já perdeu sua característica.
.
-Secundidade: É aquilo que dá àexperiência seu caráter factual, de luta e confronto. Ação e reação ainda em nivel de binariedade pura, sem o governo da camada mediadora da intencionalidade, razão ou lei.
.
.
-Terceiridade: Aproximaum primeiro e um segundo numa síntese intelectual, corresponde à camada de inteligibidade, ou pensamento em signos, através da qual representamos e interpretamos o mundo.

Essas categorias deixambem claro que o ponto de vista pode mudar por varias vezes o objeto, um só objeto pode exercer a primeridade, secundidade, terceridade, o pensamento de Peirce é bem diferente do convencional, como seestivesse em outra categoria e enxergasse além do obvio, o signo só pode ser signo se Carregar um significado. A semiose do signo e da existência de vários tipos de signos, isto nos mostra que não...
tracking img