Artigo gps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FÍSICA NO SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL
Abstract – The GPS, as many other electronic inventions were originally develop for military use. But with time, the use by civilians was inevitable. The GPS (Global Position System), requires three important factors: the spatial component (satellites), the control component (earth stations) and GPS (mobile, portable GPS, laptops, etc). To calculatethe distance is needed, four satellites involved in the calculation be made, while the fourth is for the altitude measured point. The calculation is done by spending time transmission of encrypted code from one point to another. Another method is to count cycles of the signal and calculate the distance. Resumo – O GPS , assim como tantos outros inventos eletrônicos, foram originalmente elaboradospara uso militar. Porém com o tempo, o uso por civis foi inevitável. O GPS( Global Position System) , requer três fatores importantes: o componente espacial(satélites), o componente controle(estações terrestres) e o receptores GPS(celular, GPS portátil, notebooks, etc). Para calcular a distância é necessário que haja, 4 satélites envolvidos para o cálculo ser efetuado, sendo que o quarto é paraaltitude do ponto medido. O cálculo é feito pelo tempo gasto de transmissão de códigos criptografados de um ponto para outro. Outro método é contar ciclos desse sinal e calcular a distância. Para recebermos o informe exato da localização no globo terrestre, o receptor do GPS’s utiliza de um método baseado em transmissões de ondas, em cálculos de distância e tempo e em conceitos básicos da física. Émuito interessante o funcionamento dos GPS’s, porém complexo. Iremos ser o mais objetivo possível.

II. DESENVOLVIMENTO
II.1 O que é? GPS é a abreviatura de NAVSTAR GPS (NAVigation System with Time And Ranging Global Positioning System). É um sistema de radio navegação baseado em satélites desenvolvido e controlado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos da América (U.S.Departament ofDefense) que permite a qualquer usuário saber a sua localização, velocidade e tempo a qualquer momento, independentemente da condição atmosférica e da sua posição no globo terrestre. II.2 Como funciona? A partir da segunda guerra mundial, o U.S.DoD começou a pesquisar intensamente sobre como gerar uma leitura de um ponto específico na superfície terrestre. Durante 25 anos, foram testados projetoscomo Loran e Transit, porém nenhum deles forneciam precisão satisfatória nos resultados. Mas só no começo da década de 70 é que o atualmente conhecido GPS foi proposto. O GPS tem três divisões: a espacial, a de controle e a do usuário. A componente espacial é composta por 24 satélites ao redor do planeta Terra(figura 1) funcionais e 3 satélites sobressalentes, com uma distância aproximada de 20200km, sendo que em um dia eles dão duas voltas na terra a uma velocidade de 11265 km/h. Esses satélites estão distribuídos em 6 planos orbitais, e cada plano é separado do outro por 60º em longitude e têm inclinações próximas dos 55º em relação ao plano equatorial terrestre. Essa disposição de satélites permite que seja visível pelo menos 4 deles em qualquer ponto da Terra.

I. INTRODUÇÃO
O Sefitelé um seminário que tem como objetivo enriquecer o estudo de Física através de trabalhos que mostrem suas aplicações em diversas áreas. Neste trabalho falaremos da aplicação da Física nos GPS’ s (Sistema de Posicionamento Global). Além das aplicações óbvias dos GPS’s como na aviação e navegação marítima, a tecnologia do sistema, não só nos proporcionaram um maior conforto, mas também teveaplicações muito úteis a diversas profissões devido a eficiência na informação da posição no globo terrestre.

figura 3 Figura 1 A componente controle é composta por 5 estações terrestres. Sendo a mais importante a MCS( Master Control Station). Elas possuem a função de rastrear, atualizar, calibrar e sincronizar todos os 24 satélites. Para a precisa medição da distância é necessário no mínimo 4...
tracking img