Artigo cientifico - gps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Autores: Robson Gouveia
Gerson Neves
Lucas Cartaxo

1 INTRODUÇÃO
Desde a antiguidade o ser humano busca meios de se localizar, tanto para exploração do lugar em que vive, como também para se deslocar de um ponto a outro com segurança. Essa preocupação, fez-se com que os princípios de localização passassem por algumas etapas até serem modernizados e chegar à era tecnológica atual. Antigamenteas pessoas usavam seus próprios métodos de localização, tais como:
Marcar rastros, pontos significativos de referências de posição, montanhas, rochas, curvas de rio etc. Até que surgiram os mapas que ilustravam os pontos geográficos e suas distâncias. Foi nessa época que foi desenvolvido o conceito de Norte e sul, em relação à linha do Equador e, Leste e Oeste, em relação ao meridiano deGreenwich.
Pouco depois foi desenvolvida a bússola, que até hoje é usada em navegações. No meio aeronáutico não poderia ser diferente, pois a cada dia tem crescido e desenvolvido conceitos e equipamentos que facilitam e proporcionam agilidade e segurança as navegações.

Como o GPS de uso civil ainda está sujeito a erros. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) não permite que o sistemaseja usado para planejar voos e também de forma primária, mas ele pode ser usado como referência na navegação. Com isso, está sendo desenvolvido um sistema mais seguro que possa ser usado com mais confiança, sendo mais preciso assim colocando aeronaves próximas umas das outras sem ter risco de colisão. Washigton Machado, Diretor Presidente da Fundação Serviços de Defesa e Tecnologias de Processos(SDTP), diz que:
tal sistema, quando totalmente implementado, terá a capacidade de prover continuamente informações de posição acurada e tempo exato para todas as aeronaves em voo aio redor do Planeta, possibilitando navegação em rota direta e aproximações e pouso em condições de visibilidade e condições meteorológicas extremamente baixas.

Através do GNSS, as aeronaves poderão transmitir asposições geográficas e altitudes de forma exata para os órgãos de controle de tráfego aéreo, isso torna possível um controle seguro e efetivo dos voos em toda parte do Planeta, caso tudo isso seja um sucesso ocorrerá uma grande diminuição dos custos, com a desativação da infra-estrutura convencional da navegação aérea e uma economia de combustível.
No desenvolvimento da navegação aérea, aOrganização da Aviação Civil Internacional(OACI) e outros países estão concentradas no desenvolvimento das bases GNSS, por meio do DECEA o Brasil é um dos países em destaque. A Rússia participa através do sistema GLONASS, a União Europeia com o GALILEO e a china com o COMPASS, porém só os Estados Unidos possuem o único sistema totalmente operacional que é o GPS ultilizado em nível mundial pela a populaçãocivil e que no momento está a disposição da OACI sem restrições de tempo de forma gratuita.
É válido considerar ainda que GPS foi reconhecido como um meio suplementar da navegação aérea pelo o DECEA, tanto na rota, na aproximação e no pouso foram estabelecidos vários procedimentos com base no sistema, está se desenvolvendo um Sistema Nacional de Suplementação que junto com o GPS passará a ter umamaior precisão, sendo possível ser usado de forma primária no espaço aéreo brasileiro, que chega a ter cerca 22 millhões de Km².

2 MODOS DE NAVEGAÇÃO:

2.1 Navegação Visual – A navegação visual é ela uma das formas mais básicas de voar já que ele só faz uso de referencias significativas visuais como: rios, estradas, praia, fazendas, etc. Enfim como pode ser visto ela é um tipo navegaçãomuito simples que torna isso uma das suas maiores vantagens porém por ser tão simples sua precisão é muito pequena e caso o piloto perca noção de onde está se torna muito difícil se localizar novamente o que pode se considerar uma situação muito perigosa.

2.2 Navegação Estimada – A navegação estimada ela chega a ser também um pouco quanto básica como a navegação visual pois o piloto só precisa...
tracking img