Mrp 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão da Produção
A Gestão da Produção Primavera surge integrada no ERP global da organização, no âmbito do seu MIP (“Metodologia de Integração Primavera”) definindo como objectivos e assume-se como sendo um módulo perfeitamente nuclear de uma organização com vertente produtiva
- Optimização dos Fluxos Físicos, por supressão das operações sem VA (“Valor Acrescentado”)
- Aumento daperformance dos processos e operações através de:
. Controle dos tempos de operação
. Suporte nas tomadas de decisão
. Interligação com os outros sectores do ERP global da organização
São definidas como entradas no módulo de produção as encomendas a clientes, as compras aos fornecedores e os stocks.
A prova da perfeita integração do módulo GP com o resto do ERP é o facto de, por exemplo, asencomendas a cientes, que são um dos inputs, só puderem ser definidas no módulo de Gestão Comercial.

Num MRP é natural que as encomendas a clientes definam as quantidades a produzir (se bem que, obviamente, seja possível produzir para stock). O Cálculo de necessidades, como se verá à frente, irá ser efectuado englobando também as compras a fornecedores e os níveis de stock.

Este módulo foiconcebido a pensar em pequenas e médias empresas, pretendendo ser uma aplicação o mais "horizontal" possível e com elevados níveis de flexibilidade.

A Gestão da Produção Primavera surge integrada no ERP global da organização, e assume-se como sendo um módulo perfeitamente nuclear de uma organização com vertente produtiva.

O mundo empresarial altamente competitivo em que se movimentam as empresashoje em dia não se compadece com um controlo de processo inadequado, com desperdícios, com uma fraca racionalização de recursos ou com um mau planeamento da produção.

Ferramentas como a GP Primavera são fulcrais para a organização assumir os seus objectivos de uma forma ampla, mas também racional, quantificada e programada, passando todo este processo pelo coração da fábrica: a sua linha deprodução.

Nao basta, não serve, ser eficaz, sem ser eficiente.

A GP Primavera BSS é por isso um importante trunfo para uma organização que persegue mais do que produzir muito, mas produzir bem e melhor.
O coração da GP, o MRP ("Material Resources Planning"), ou o planeamento dos recursos materiais é um cálculo que visa fundamentalmente distribuir as cargas pelos centros de trabalho,alocar recursos, prever necessidades ao nível de stock, e compras a fornecedores.

Entendido de uma forma mais ampla, a GP Primavera fornece ao Director de Produção os meios para analisar os dados, a informação, e dessa forma facilitar-lhe o próprio acto de gestão.

.Objectivos da GP Primavera BSS

Com o propósito de ser uma ferramenta indispensável para a gestão da produção o módulo GPestabelece como objectivos:

- Aumento da performance dos processos e operações através de:
. Controle dos tempos de operação, de setup, de paragem ou de preparação
. Suporte nas tomadas de decisão no que diz respeito a prazos, emissão de OF's, encomendas, etc...
-Interligação com os outros sectores do ERP global da organização
-Optimização dos Fluxos Físicos, por supressão das operações semVA (“Valor Acrescentado”)
-Promover o controlo de todo o processo através da obtenção em tempo real de todos os dados críticos para a gestão da produção.

A GP Primavera BSS é uma solução decisiva para o director/gestor de produção pois permite-lhe um controlo apertado de todo o processo produtivo, mantendo-lhe uma perspectiva globalizante e "horizontal" de toda a organização, e não só do seuchão de fábrica.

. A estrutura do módulo GP Primavera BSS

A prova da perfeita integração do módulo GP com o resto do ERP é o facto de, por exemplo, as encomendas a cientes, que são um dos inputs, só puderem ser definidas no módulo de Gestão Comercial, e por outro lado, o Cálculo de Necessidades (CN) gerar propostas de compra que integram depois o módulo de gestão comercial.

Esta é...
tracking img