Artigo_ERP_EMBRATEL_atividade integrada

6644 palavras 27 páginas
A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO:
UM ESTUDO DE CASO NA EMBRATEL

Ruthberg dos Santos1
Francisco Coelho Mendes2
Marcos Azevedo Benac3

RESUMO

Os Sistemas Integrados de Gestão - Enterprise Resource Planning (ERP) constituem-se em um diferencial competitivo, na medida em que agilizam o fluxo de informações e eliminam trabalHos redundantes, aumentando, desse modo, a eficiência e eficácia das empresas.
Esses sistemas experimentaram uma relevante expansão e diversificação nas últimas duas décadas. O objetivo deste artigo é um estudo de caso sobre a implantação do SAP R/3, na
Empresa Brasileira de Telecomunicações (EMBRATEL), abordando suas características, mercado de atuação, fatores críticos de sucesso e seu gerenciamento de relações com os clientes - Customer Relationship Management (CRM). Observa-se que a implementação e desenvolvimento de módulos do sistema ERP, adotados pela EMBRATEL, contribuíram para o aperfeiçoamento da execução de rotinas ligadas ao dia-a-dia da empresa. Por fim, o sucesso desta empresa parece relacionar-se com a sua Habilidade de operar de forma integrada e dinâmica, fruto de sua arquitetura tecnológica.

Palavras-chaves: implantação do ERP; aspectos positivos, aspectos dificultadores, aspectos negativos; fatores críticos de sucesso.

1 Doutor em Administração - PPGEN-NEGEN-UFRuralRJ. E-mail: <rutHberg@ufrrj.br>.

2 Mestrando em Gestão e Estratégia em Negócios - PPGEN-UFRuralRJ. E-mail: <fcfgvm@yaHoo.com.br>.

3 Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios - PPGEN-NEGEN-UFRuralRJ. E-mail: <benac@ufrrj.br>.

2

1 INTRODUÇÃO

Um Sistema Integrado de Gestão (SIG) ou Enterprise Resource Planning (ERP) pode ser definido como uma ferramenta de tecnologia da informação concebida para integrar os processos empresariais. Este

Relacionados