Artigo cor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPM
CURSO DE DESIGN EM COMUNICAÇÃO VISUAL
PROFESSORA ROBERTA SARTORI
TURMA DESG 3A

COR E ARTE: UM ESTUDO SOBRE A TEORIA DA COR E SEU SIGNIFICADO NA OBRA DE MONET, PICASSO E GAUGUIN

Paola Medeiros

04 de julho de 2011

RESUMO

Este artigo pretende apresentar um estudo baseado na teoria da cor, tendo como referência obras de artistas do século XIX e início do seculo XX. Osescolhidos para essa análise foram Monet, Picasso e Gauguin. De forma específica o artigo estabelece caracteristicas gerais da vida dos mesmos, através de um estudo do significado das cores utilizadas por eles e sua vinculação com o espectador. No decorrer do texto é apresentado um comparativo das cores utilizadas em suas obras e, posteriormente, o artigo situa e comenta duas cores predominantes, oazul e o amarelo, com o proposito de demonstrar os significados em uma determinada obra de cada um dos artista.


1 INTRODUÇÃO

A cor é um dos elementos fundamentais utilizados nos processos criativos, independente da época ou do tipo de obra produzida. Está presente em diferentes períodos da humanidade, desde a pintura rupestre até as configurações em 3D, utilizadas na indústriacinematográfica atual. Constitui-se, portanto, em uma ferramenta de representação visual, considerada a base da imagem presente no nosso cotiano, mesmo que às vezes nem nos demos conta disso.
A cor desperta o fascínio, desperta o interesse e o deslumbramento nas pessoas (http://www.mundocor.com.br/cores/livrocor_lilian.asp). Ela influencia diretamente no humor e diversas experiências comprovam essefato, por exemplo, o uso de cores frias em ambientes que se trabalha com fornos, cores claras em cabinas de barcos, dando a sensação de mais espaço.
As cores utilizadas em uma obra revelam o que o autor quis passar ao espectador, estimulando assim sentimentos e sensações do seu ponto de vista. Por isso que, quando os artistas criam cenas utilizando-se de determinadas cores estabelecem intensa ligaçãoentre os nossos sentidos e as emoções que eles evocam na construção dos elementos que integram a obra. É na escolha da cor que qualquer artista deixa consciente ou inconscientemente um pouco do seu estado emocional.
O objetivo deste artigo é analisar em Picasso (1881-1973), Monet (1840-1926) e Gauguin (1848-1903) o porquê da escolha de determinadas cores, e qual a intencionalidade dessaescolha nas obras criadas por esses artistas O artigo apresentará, num primeiro momento, algumas considerações sobre a teoria e o contexto da cor, uma vez que, para falar de cor, precisamos antes compreender o que é e como funciona; como a percebemos e somos influenciados por ela no nosso cotidiano. Em segundo lugar, veremos as principais características dos artistas em estudo, e as coresessenciais por eles utilizadas para a realização de suas obras. Em um terceiro momento apresentaremos as repercussões do emprego de tais cores na construção da proposta dos artistas já referidos.
O método usado para a realização deste trabalho será através de revisão bibliográfica e documental. Estudos e pesquisas em blogs e sites especializados no assunto também serão utilizados.

2.DESENVOLVIMENTO
2.1 Teoria e Contexto da Cor

Para falar de cor, precisamos antes compreender o que é e como funciona. Portanto, esta seção será uma breve apresentação sobre a teoria e o contexto da cor, como a percebemos e somos influenciados por ela no nosso cotidiano.
Conforme FRASER; BANKS, (2007, p.24), vivemos em um mundo repleto de cor, porém ela está somente em nossa mente e é percebida através deum sentido: a visão. O olho humano é capaz de perceber a cor através de células cones, A percepção da cor é muito importante para a compreensão de um ambiente, e desde pequenos somos ensinados e crescemos sabendo identificar as cores nas coisas que nos rodeiam, como por exemplo, a laranja ser da cor laranja. Porém, o que muitas pessoas não sabem e que se torna difícil de compreender, é que a...
tracking img